Santo André

Circuito Tela Verde seleciona cinco vídeos do projeto Água, Câmera e Ação de Santo André

Iniciativa do Governo Federal está na 14ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre trabalhos de todo o país pelo segundo ano consecutivo

Trabalho que rende frutos e reconhecimento. Este é o Água, Câmera e Ação, projeto de educação ambiental realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que segue conquistando espaço nacional. Pelo segundo ano consecutivo, cinco curtas-metragens da iniciativa foram escolhidos para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA), que chega à sua 14ª edição.

Em 2025, o Governo Federal selecionou as produções “Escassez de Água”, “Vozes da Floresta”, “Rio Tamanduateí”, “Do Bueiro ao Mar” e “Energias Renováveis” para o portfólio do Circuito Tela Verde. Os vídeos fazem parte de um total de 48 curtas desenvolvidos ao longo do projeto Água, Câmera e Ação, entre 2020 e 2022. O Tela Verde tem o objetivo de divulgar, estimular e promover atividades de educação ambiental por meio do audiovisual, abordando temáticas socioambientais.

Os vídeos selecionados partem de realidades locais (como o Rio Tamanduateí e o Parque do Pedroso) para potencializar intervenções práticas, seja na mobilização comunitária, crítica ao racismo ambiental ou na defesa de energias renováveis, entre outros temas ambientais relevantes.

“Ao ampliar essas vozes em circuitos nacionais e internacionais, transformamos o território em ponto de partida para ações concretas, rumo a um ambiente mais saudável e justo. Com elas, reafirmamos nossa trajetória de excelência e ampliamos ainda mais o alcance das vozes e dos olhares que emergem dos territórios onde atuamos em nosso município”, comenta a gerente de educação e mobilização ambiental do Semasa, Elaine Cristina da Silva Colin.

Ao todo, o MMA selecionou 43 filmes de 14 estados brasileiros, abordando temas como desenvolvimento rural sustentável, povos e comunidades tradicionais, energias renováveis, racismo ambiental, ordenamento territorial, recursos hídricos, biodiversidade, florestas e mudanças climáticas. A exibição ocorrerá em 600 espaços distribuídos por todo o Brasil, além de quatro instituições internacionais no Canadá, Estados Unidos e Moçambique.

A seleção dos curtas do projeto Água, Câmera e Ação pelo Circuito Tela Verde contribui para o fortalecimento e a capilaridade da iniciativa do Semasa, ampliando o potencial dos materiais produzidos como instrumentos de sensibilização e transformação socioambiental. Ainda em 2025, um dos vídeos do projeto (“Curupira: O Guardião da Mata Atlântica”) será exibido no VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental de Países e Comunidades de Língua Portuguesa, provocando reflexões sobre o papel das florestas na crise climática.

O Água, Câmera e Ação foi realizado pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia, em parceria com o ISCB (Instituto Social Cultural Brasil) e financiamento do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), com a participação de 325 jovens andreenses. Além disso, a iniciativa ganhou um livro que conta a trajetória do projeto e, em 2024, foi reconhecida com o Prêmio Internacional das Cidades Educadoras, juntamente com ações do México e Portugal.

Artigos relacionados

Santo André antecipa obras e libera tráfego de veículos no Viaduto Castelo Branco

Via estava interditada desde 7 de julho para intervenções do Complexo Viário...

Quatro ferros-velhos são lacrados durante operação conjunta em Santo André

Estabelecimentos funcionavam sem licenciamento ambiental e de controle urbano; ação atendeu a...

Obras do Complexo Viário Maurício de Medeiros avançam para reta final

Intervenções integram pacote de soluções para mobilidade, drenagem e saneamento da região...

Primeira-dama Jéssica Roberta fortalece parceria com AECEASA para apoio a entidades assistenciais de Santo André

A primeira-dama de Santo André, Jéssica Roberta, esteve nesta segunda-feira (21) na...