São Bernardo

Cobertura vacinal contra a gripe alcança 50% do grupo prioritário em São Bernardo, índice superior ao do Estado e ao Brasil

Vacimóvel tem intensificado ações de imunização com visitas a pacientes acamados e com dificuldade de locomoção; dia 7 de agosto veículo estará na região do Rudge Ramos

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, acaba de atingir uma importante marca: mais de 50% do público prioritário para tomar a vacina contra a gripe, formado por idosos, gestantes e crianças, já foi imunizado no município, cerca de 100 mil pessoas. O volume é maior do que os índices alcançados no Estado de São Paulo (47,08%) e no Brasil (46,22%). Os dados são do Ministério da Saúde, atrelado ao Governo Federal, e se referem aos números até o dia 03 de agosto.

A meta do município é que, ao menos, 90% desse grupo seja vacinado. O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou que desde a pandemia aumentou a mobilização de grupos com discursos contrários à vacinação e alerta que essa é uma situação que coloca toda a população em risco, especialmente as que se encontram em maior situação de vulnerabilidade. “As vacinas são seguras e isso já foi amplamente comprovado pela ciência. Passamos por uma pandemia de Covid e a vida só começou a voltar ao normal depois da vacina”, relembrou. “Atualmente, são registradas mais mortes por Influenza do que por Covid, um sinal claro de que é preciso que a gente volte a ter índices mais altos de cobertura vacinal”, justificou.

PIONEIRA – São Bernardo foi a primeira cidade do Grande ABC a liberar a vacina contra a gripe para todas as pessoas a partir dos 6 meses. As 35 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município dispõe da vacina contra a gripe – e de todas as outras do calendário nacional de imunização – e a cidade conta ainda com o Vacimóvel, veículo que tem rodado os bairros para levar a vacinação nas localidades mais distantes do Centro, em empresas, igrejas e escolas. Os endereços e horários de funcionamento das UBSs podem ser conferidos no link: https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/ubs/ . A campanha começou na cidade em 2 de abril, antes da mobilização nacional, e desde 16 de maio, para toda a população acima de 6 meses.

“O Vacimóvel é uma estratégia importante de logística e organização da imunização no município”, explicou o diretor da Seção de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, Renan Mota. “Entre abril e maio deste ano nós realizamos uma força-tarefa para vacinar estudantes das escolas estaduais. Foram aplicadas quase 5.000 doses de vacinas, entre os imunizantes contra gripe, meningite e outros. Também são realizadas visitas a pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção, o que amplia a nossa capilaridade. O Vacimóvel foi fundamental para que a gente conseguisse esse bom resultado”, avaliou.

ITINERANTE – No dia 7 de agosto, próxima quinta-feira, o Vacimóvel estará novamente nas ruas para aplicar vacinas. O ponto de parada será próximo à Igreja Presbiteriana do Rudge Ramos, onde serão aplicadas vacinas contra a gripe e outras do calendário básico, para atualização das cadernetas de vacina. As empresas, faculdades, escolas ou igrejas que tiverem interesse de receber a visita do vacimóvel podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Artigos relacionados

Alunos do Conecta São Bernardo são contemplados com certificado do curso de inglês

Evento no Teatro Cacilda Becker marca o encerramento da segunda fase do...

Vistoria final na Ponte Estaiada de São Bernardo coloca contagem regressiva para inauguração

Estrutura será entregue pela gestão Marcelo Lima no próximo sábado, dia 20...

Novo centro de infusão qualifica atendimento no Hospital de Câncer de São Bernardo

Espaço, implementado com recursos próprios, ao lado do pronto-atendimento da unidade, tem...

Procon de São Bernardo faz força-tarefa até dia 23 para atender consumidores prejudicados por falta de energia

O Procon de São Bernardo iniciou nesta segunda-feira, 15 de dezembro, força-tarefa...