São Bernardo

Com 42% do público prioritário vacinado contra a gripe, cobertura de São Bernardo supera média nacional e estadual

Cidade já aplicou 163.189 doses da vacina; município foi o primeiro do Grande ABC a liberar o imunizante para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade

Com uma estratégia firme de ampliar a oferta de postos de vacinação, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, já imunizou 42% do público prioritário com a vacina contra a gripe, formado por idosos, gestantes e crianças de 6 meses até 5 anos. O índice de cobertura vacinal do município é maior do que a média do Estado de São Paulo (37,69%) e a média nacional (37,40%). No total, foram aplicadas 163.189 doses da vacina.

No último sábado, dia 7 de junho, a vacina estava disponível na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Kazue Fuzinaka, no bairro Rudge Ramos, na Praça do Trabalhador Armando Ruivo, no Silvina, e em 16 UBSs que abriram para atendimentos da Caravana da Saúde. Foram aplicadas 1.115 doses.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou que o resultado expressivo reflete o empenho da administração municipal em proteger sua população. “O sucesso da campanha de vacinação em São Bernardo é fruto de um esforço logístico e estratégico que visa garantir o acesso à vacina para todos”, afirmou. “A Secretaria de Saúde não se limitou a disponibilizar as doses nas 35 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. A campanha foi ampliada com a atuação do Vacimóvel, além da abertura de postos extras aos finais de semana”, completou.

O principal destaque do trabalho de São Bernardo se dá justamente pela busca ativa para aumentar a cobertura vacinal. “O Vacimóvel tem sido uma importante estratégia para levarmos a imunização até a população, além das UBSs”, frisou o diretor da Seção de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, Renan Mota.

A campanha de vacinação contra a gripe começou em São Bernardo no dia 2 de abril, voltada, inicialmente, ao público prioritário. A cidade foi a primeira do Grande ABC a ampliar a imunização para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, em 16 de maio. A vacina contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra Influenza de 2025 previne contra as seguintes cepas: A/H1N1, A/H3N2 e B.

ATENÇÃO DOMICILIAR – Outra frente importante na imunização da população de São Bernardo contra a gripe é a atuação do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar). Desde o início da campanha, em 2 de abril, foram aplicadas 579 doses da vacina entre pacientes assistidos e seus cuidadores, garantindo a proteção dos públicos mais vulneráveis e ampliando o alcance das ações de imunização. A vacinação domiciliar é uma estratégia consolidada pelo SAD ao longo dos anos, com foco especial em pessoas com mobilidade reduzida ou fragilidade clínica. Essa prática fortalece o cuidado em saúde e assegura equidade no acesso aos serviços.

“A vacinação domiciliar é essencial para assegurar que nenhum paciente fique desprotegido. Muitos deles são acamados ou têm limitações que impedem a ida até a UBS”, explicou a Técnica de Enfermagem do SAD, Gilcilane Alves de Carvalho. “Nosso trabalho é garantir esse cuidado até a casa do paciente, com segurança e acolhimento, e é muito gratificante”, concluiu. Em 2025, a cobertura dos pacientes do SAD já é 20% maior do que a observada em 2024, segundo dados do serviço.

Artigos relacionados

Alunos do Conecta São Bernardo são contemplados com certificado do curso de inglês

Evento no Teatro Cacilda Becker marca o encerramento da segunda fase do...

Vistoria final na Ponte Estaiada de São Bernardo coloca contagem regressiva para inauguração

Estrutura será entregue pela gestão Marcelo Lima no próximo sábado, dia 20...

Novo centro de infusão qualifica atendimento no Hospital de Câncer de São Bernardo

Espaço, implementado com recursos próprios, ao lado do pronto-atendimento da unidade, tem...

Procon de São Bernardo faz força-tarefa até dia 23 para atender consumidores prejudicados por falta de energia

O Procon de São Bernardo iniciou nesta segunda-feira, 15 de dezembro, força-tarefa...