A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira (16/10) a abertura oficial da 1ª Semana Artística, evento que celebra a escola como espaço de expressão, criatividade e cultura. A cerimônia, no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, contou com a presença do prefeito Tite Campanella, da diretora do Cecape, Maiberte Brogliato, de educadores, alunos e familiares.
A Semana Artística é uma iniciativa inédita que reúne, em um só evento, atividades e produções de arte desenvolvidas pelos estudantes da rede municipal ao longo do ano letivo. As apresentações e exposições são resultado do trabalho realizado nas salas de aula, expressando o que está previsto no currículo municipal de arte — que valoriza o processo criativo tanto quanto o produto final.
Durante a abertura, o prefeito Tite Campanella destacou o compromisso da administração em fortalecer a escola pública e incentivar a participação das famílias na vida escolar. “Nós vamos continuar trabalhando todos os dias para fazer a escola pública de São Caetano cada vez melhor. Quanto mais os pais, mães e avós participarem da vida da escola, melhor ela será para os nossos alunos”, afirmou o prefeito.
A diretora do Cecape, Maiberte Brogliato, ressaltou o caráter formativo e afetivo da Semana Artística, que integra a comunidade escolar em torno da produção cultural dos alunos. “É um momento de confraternização entre famílias e escolas, esse vínculo é muito importante para que a nossa educação siga exitosa. Obrigado aos pais e professores pelo incentivo. Esses trabalhos têm as digitais dos nossos filhos e professores”, disse.
A professora Cíntia Bertini, facilitadora de aprendizagem docente na área de arte do Cecape e uma das organizadoras da 1ª Semana Artística, destacou que o evento é também uma forma de tornar visível o trabalho cotidiano nas escolas. “O que apresentamos aqui não foi feito apenas para a exposição. São trabalhos que nasceram dentro das salas de aula, fruto do processo de aprendizagem das crianças e do acompanhamento dos professores”, explicou.
Com atividades que envolvem teatro, dança, música, exposições visuais e performances, a 1ª Semana Artística segue até o dia 22 de outubro (na semana que vem, os trabalhos serão apresentados no Teatro Paulo Machado de Carvalho), reafirmando o compromisso de São Caetano do Sul com uma educação que forma cidadãos criativos, sensíveis e participativos — e que reconhece na arte um dos caminhos mais potentes para o aprendizado e a convivência.