Ribeirão Pires

Com sabores típicos e muita música, Ribeirão Pires abre a 47ª Festa de Santo Antônio

Festa segue neste sábado e domingo, dias 14 e 15 de junho, com shows, danças, gastronomia típica e feira de artesanato

Ribeirão Pires entrou de vez no clima das festas juninas com a abertura da 47ª edição da tradicional Festa de Santo Antônio. A noite desta sexta-feira (13) foi marcada por música, sabores típicos e manifestações culturais no Complexo Ayrton Senna, que recebeu centenas de visitantes para o início de um fim de semana repleto de alegria, tradição e diversão.

O casal Daniel e Natália Rodrigues aproveitaram a festa ao lado do filho Eduardo, já pelo segundo ano consecutivo. “A história dela com Santo Antônio sou eu”, brincou o marido.

A programação começou com apresentações musicais e o burburinho das barracas, onde o cheirinho de canjica, pernil, milho, pastel e vinho quente se misturava à animação dos festeiros. Um dos destaques da noite foi o tradicional “chá do padre”, que ganhou uma versão gourmet na barraca da Casa do Norte – mais cremoso e servido em copo especial, com borda de amendoim torrado.

“O nome já é um atrativo e faz com que muitos curiosos venham para experimentar. É mais do que um simples chá de amendoim, é sabor”, contou Fernanda Pelinson, que participa pelo segundo ano consecutivo da festa.

Realizada pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires, a festa integra o Circuito Religioso da cidade e reforça as tradições culturais da Estância. A entrada é solidária: basta doar 1 kg de alimento não perecível ou 1 kg de ração para pets.

“A Festa de Santo Antônio é uma das celebrações que une fé, cultura e solidariedade, valorizando nossas tradições e fortalecendo a identidade de Ribeirão Pires. Ficamos felizes em ver tantas famílias reunidas nesse clima de alegria e união”, destacou o prefeito Guto Volpi.

Moradores de Mauá, Ricardo Gonçalves da Silva trouxe os filhos Giovanni e Gianlucca, 13 e 2 anos respectivamente, para curtir a festa. “Sempre bom quando tem área kids para as crianças. Aqui, protegido do frio e do tempo”, comentou.

A programação continua neste sábado (14), a partir das 14h, com muito forró, quadrilha, feira de artesanato e shows ao vivo, incluindo a apresentação especial do projeto “Sábado com Dança” e o show da Banda Forroteando. No domingo (15), a festa segue com mais gastronomia típica e o grande encerramento com Fabinho Zabumbão e Banda.

Demonstração de Fé – Antes da programação no Complexo Ayrton Senna, a devoção a Santo Antônio mobilizou fiéis para a missa e a tradicional procissão, conduzidas pelo padre Mário, que foi pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Ribeirão Pires, até o fim de maio deste ano. Com terços nas mãos e esperança no coração, muitos agradeceram graças alcançadas ou fizeram pedidos – especialmente aqueles que acreditam no poder do santo casamenteiro.

“Há 44 anos, eu e meu esposo – Francisco Cuntiero – vivemos essa fé juntos. Tenho uma gratidão que não cabe no peito por tudo o que ele já fez na minha vida. Foram tantos milagres, tantos momentos de fé, que me emociono só de lembrar. Santo Antônio é como um membro da nossa família”, comentou Antônia Bebel Lopes Cuntiero, devota do Santo e moradora do Jardim Mirante.

Artigos relacionados

GCM de Ribeirão Pires recupera moto furtada em Suzano após perseguição no bairro Roncon

GCM de Ribeirão Pires recupera moto furtada em Suzano após perseguição no...

Ribeirão Pires inicia campanha de busca ativa de sintomáticos respiratórios nesta terça-feira (16)

Ribeirão Pires inicia campanha de busca ativa de sintomáticos respiratórios nesta terça-feira...

Pinacoteca de Ribeirão Pires abre exposição com oficinas gratuitas de arte gráfica

Mostra faz parte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura...

Ribeirão Pires elege novas conselheiras do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher

Candidatas escolhidas irão atuar no biênio 2025/2027 em defesa das políticas públicas...