A Prefeitura de São Bernardo segue avançando em um dos maiores pacotes de infraestrutura viária da cidade: o Complexo Viário Corredor dos Couros, um conjunto estratégico de obras que contempla o novo Viaduto Estaiado da Avenida Robert Kennedy, os viadutos do Corredor ABD e a execução do próprio Corredor dos Couros. Com investimento total superior a R$ 350 milhões, o projeto representa um marco na modernização da malha viária do município e na integração com cidades vizinhas, como Diadema e Santo André.
As obras do Corredor dos Couros, que se iniciam na Avenida Piraporinha e seguem até a Avenida Lions, na altura do cruzamento com a Avenida 31 de Março, já atingiram 60% de execução. A intervenção tem como objetivo melhorar significativamente a fluidez do tráfego para quem se desloca de São Bernardo e Diadema em direção a Santo André, oferecendo uma alternativa eficiente aos congestionamentos no Centro e no bairro Rudge Ramos.
A nova via está interligada diretamente ao Viaduto Estaiado da Robert Kennedy, estrutura com 600 metros de extensão. Essa conexão com vias estruturantes, como a Avenida Piraporinha e a Avenida Robert Kennedy, permitirá uma circulação mais rápida e segura, especialmente para moradores dos bairros Planalto, Paulicéia, Jordanópolis e Taboão. Estima-se que o conjunto viário viabilizará cerca de 20 mil viagens diárias, aliviando os principais pontos de retenção da zona sul de São Bernardo.
O Complexo Viário Corredor dos Couros representa um dos maiores investimentos em infraestrutura viária da história da cidade: são R$ 204 milhões destinados à construção do Viaduto Estaiado da Robert Kennedy e mais de R$ 151 milhões aplicados na execução do Corredor dos Couros. O projeto está sendo realizado com recursos da Prefeitura e apoio do Governo do Estado de São Paulo.
“Estamos promovendo uma verdadeira transformação na mobilidade de São Bernardo, com obras de grande impacto e planejamento estratégico. O Corredor dos Couros e o Viaduto Robert Kennedy vão mudar a forma como as pessoas se deslocam pela cidade, diminuindo o tempo de trajeto, reduzindo o trânsito em áreas críticas e valorizando toda a região. Essas entregas refletem nosso compromisso com a cidade moderna e eficiente que estamos construindo”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
O secretário de Transportes, Mobilidade e Infraestrutura, Francisco Carone, reforçou a integração entre as frentes de trabalho: “O Complexo Viário Corredor dos Couros é resultado de uma engenharia precisa e de um cronograma rigorosamente cumprido. Todas as obras foram planejadas de forma coordenada, para que as entregas dialoguem entre si. Essa conexão direta com o Viaduto Estaiado garante a eficiência do fluxo, beneficiando tanto os motoristas quanto o transporte coletivo. Estamos assegurando funcionalidade, fluidez e mais segurança viária para a população”, destacou.
NOVAS INTERVENÇÕES A CAMINHO – Com foco no planejamento urbano de longo prazo, a Prefeitura de São Bernardo também já anunciou novas ações de mobilidade para os próximos anos. Entre elas, destaca-se a construção de mais um Viaduto Estaiado, desta vez no entorno do Paço Municipal. A obra — atualmente em fase de licitação — terá investimento superior a R$ 200 milhões, financiados pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), e contará com ligação direta entre a Avenida Lucas Nogueira Garcez e a Avenida Pereira Barreto, facilitando a conexão com os municípios de Santo André e Diadema.
Além disso, outros projetos em andamento incluem a reconfiguração da rotatória da Avenida José Odorizzi e a construção de dois novos viadutos sobre a Rodovia Anchieta, nas alturas dos km 15 e km 18, reforçando os acessos interbairros e desafogando pontos críticos da malha viária.