Santo André

Comunidade Nova Titan, em Santo André, recebe 33º ponto de troca do Moeda Verde

Cerca de 900 famílias poderão trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras

A partir de agora, resíduos recicláveis podem se transformar em alimentos saudáveis na mesa de centenas de famílias que residem no Núcleo Nova Titan, na Vila Lutécia, em Santo André. É que o programa Moeda Verde expandiu para a comunidade nesta terça-feira (19), chegando a 33 locais que são contemplados pela principal política socioambiental da cidade.

“Esse programa é completo: leva alimentação saudável, aumenta a geração de emprego e renda nas cooperativas de reciclagem e melhora o meio ambiente e a vida das pessoas”, comemorou o prefeito Gilvan Ferreira, que foi celebrar a estreia da iniciativa junto à população. No local, o Moeda Verde pode impactar positivamente cerca de 900 famílias que estão em situação de vulnerabilidade.

A expansão do programa ocorre em comemoração aos 15 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010), que foi um marco para trazer diretrizes e avanços na gestão de resíduos sólidos.

“Santo André continua cumprindo o que estabelece essa importante lei. Com o Moeda Verde, inclusive, os resíduos recicláveis têm ainda mais valor econômico, social e ambiental, contribuindo para diminuir a insegurança alimentar e fazer com que os materiais voltem à cadeia produtiva, gerando novos produtos a partir da reciclagem”, explicou o superintendente adjunto do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Ajan Marques de Oliveira.

A autarquia é responsável pela coordenação e operacionalização do programa, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, por meio do Banco de Alimentos.

No Núcleo Nova Titan, o caminhão do Moeda Verde estará sempre às terças-feiras, a cada duas semanas, das 14h15 às 15h. O ponto de troca será na travessa que fica próxima ao número 615 da Rua Alberto Zirlis.

É possível levar todo tipo de material reciclável – papel, plástico, vidro, metal, papelão e até eletroeletrônico – para receber alimentos como espinafre, brócolis, batata, alface, melão, laranja, rúcula, abacaxi, abóbora, laranja, almeirão, dentre outras opções. A cada 5 kg de materiais, os participantes recebem 1 kg de hortifrúti.

Presidente da Associação Nova Titan 2, Vânia Pereira da Silva Gomes compartilhou a sua alegria em ver que a comunidade onde ela mora terá mais dignidade com o Moeda Verde. “Nós temos situações aqui de extrema necessidade e alguns moradores não têm como ir à feira para comprar legumes e verduras. Esse programa vai melhorar a nossa saúde e deixar o local mais limpo”, festejou.

Desde o início da iniciativa, em novembro de 2017, o Moeda Verde já recebeu e destinou para as cooperativas de reciclagem mais de 2 mil toneladas de materiais. Em troca, foram distribuídas mais de 400 toneladas de hortifrúti. Cerca de 130 mil pessoas são beneficiadas direta e indiretamente por essa política pública.

Os munícipes da comunidade Nova Titan também poderão participar do programa Moeda Pet, que troca garrafas PET por ração para cães e gatos, garantindo, assim, melhor alimentação para os pets.

 

Artigos relacionados

Santo André abre 54ª edição dos Jogos Escolares

Competição reunirá 8 mil atletas e terá novas modalidades Teve início oficialmente...

Santo André avança em obras contra enchentes na Vila Pires

Construção dos sete microrreservatórios tem objetivo de mitigar problemas de alagamentos na...

Santo André autua oito estabelecimentos por poluição sonora durante Operação Sono Tranquilo

Ação foi realizada em diversos bairros da cidade no último sábado; GCM...

Santo André recebe representante da Estônia para troca de experiências sobre digitalização

Petra Holm, assessora de transformação digital do país báltico, deu palestra a...