São Caetano

Conferência aprova propostas que serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde de São Caetano

A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou sábado (2/4), no Campus Centro da USCS, a VIII Conferência Municipal de Saúde, importante espaço de diálogo entre usuários do sistema, trabalhadores, gestores e sociedade civil.

Durante o encontro foram aprovadas dez propostas que serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde 2026-2029, que está em elaboração e deverá ser apresentado na próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde, agendada para o dia 20 de agosto.

Com o tema central Cuidar do Presente, Planejar o Futuro: Saúde com Qualidade para Todas as Pessoas, a Conferência foi aberta à participação de todos os moradores. Foram aprovadas duas propostas em cada um dos cinco eixos temáticos: Atenção Primária à Saúde, Atenção Especializada e Hospitalar, Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde e Gestão no SUS.

Confira as propostas aprovadas:

EIXO I – ATENÇÃO PRIMÁRIA

Proposta 1: Qualificar continuamente os profissionais das Unidades Básicas de Saúde para melhorar os fluxos de trabalho, padronizar processos e tornar o atendimento mais eficiente e acolhedor à população.

Proposta 2: Intensificar a busca ativa de pacientes oncológicos e seus familiares, fortalecendo a articulação entre a Atenção Primária a Saúde e a rede de oncologia, com foco na identificação precoce, no acompanhamento contínuo e no suporte integral às famílias dentro da área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família.

EIXO II – ATENÇÃO ESPECIALIZADA E HOSPITALAR

Proposta 1: Aderir ao programa “PBM” na Rede Hospitalar Municipal, em parceria com a COLSAN, que visa combater a transfusão de sangue indiscriminada, otimizando o uso de gerenciamento de sangue do paciente e, assim, diminuindo custos assistenciais.

Proposta 2: Criar o “Núcleo Central de Regulação” único, para gerenciamento de vagas hospitalares e melhor comunicação entre os hospitais, bem como ambulatorial.

EIXO III – ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Proposta 1: Realizar trabalho intersetorial entre os profissionais da Atenção Primária à Saúde e a Assistência Farmacêutica do município para promover a equidade no acesso aos serviços e Educação em Saúde.

Proposta 2: Orientar a população sobre medicamentos que são disponibilizados pela Farmácia Popular de forma gratuita.

EIXO IV – VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Proposta 1: Manter o Programa do Bem-Estar Animal – Castração, minimizando o risco de transmissão de agravos à saúde humana.

Proposta 2: Criar o código sanitário municipal.

EIXO V – GESTÃO EM SAÚDE

Proposta 1: Criar programa de capacitação dos profissionais de saúde, em parceria com instituições de ensino.

Proposta 2: Qualificar os fluxos e processos do acesso ao paciente.

Artigos relacionados

Canil da GCM de São Caetano recebe reforço de dois novos pastores Belga Mallinois

O Canil da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul...

Casal é preso pela GCM de São Caetano após furto em farmácia no Bairro Santo Antônio

Um casal com extensa ficha criminal foi preso pela GCM (Guarda Civil...

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante economia aos cofres públicos

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante...

GCM apreende adolescente por ato infracional de furto de celular no Bairro Santo Antônio

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano apreendeu, na noite desta...