São Caetano

Confraternização das famílias marca o início da 32ª Festa Italiana de São Caetano

Milhares de famiglias de São Caetano do Sul e da região compareceram ao primeiro fim de semana (2 e 3/8) da 32ª Festa Italiana, no Bairro Fundação, uma das maiores festas de rua com esta temática do Brasil. Pra mamma, pro figlio, pra nonna e pra todos que curtem boa comida e boa música, em um ambiente seguro e de confraternização.

Neste ano são 31 entidades beneficentes participantes, cada uma representando uma região da Itália com pratos típicos, que totalizam 140 salgados e 73 doces. São cerca de 1.200 trabalhadores (500 voluntários das instituições e 700 funcionários e colaboradores). Na grade artística, são mais de 30 atrações. Números que dão a dimensão da grandiosidade do evento.

“O que cada pessoa consome aqui alimenta o corpo e a alma. As entidades trabalham com os mais variados públicos e precisam de recursos, como os da Festa Italiana, para que possam fazer o bem durante o ano todo. E fazem isso comercializando muita coisa gostosa”, ressaltou o prefeito Tite Campanella durante a cerimônia de abertura, no sábado, convidando toda a população a comparecer.

Coral formado por alunos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Senador Fláquer e a Bamascs (Banda Marcial Municipal de São Caetano do Sul) abrilhantaram a abertura. Depois, foi a vez da Finestra del Cuore e de Fred Rovella e Convidados apresentarem clássicos da música italiana.

E neste ano tem novidades gastronômicas: a pasta vegetariana, que integra o cardápio com os sempre protagonistas raviolli, spaghetti, penne, gnocchi e lasagna, entre outros; e o morango do amor, que já é um dos preferidos nas barracas de doces.

A recepcionista de clínica médica, Camila Michellin, de 32 anos, foi de fogazza, assim como o filho Matheus, 9, e a mãe, Lucila, 61. “Já viemos algumas vezes, mas hoje (sábado) percebi que a festa está muito organizada e segura. É um clima muito gostoso pra gente trazer a família”, afirmou a moradora do Bairro Nova Gerty.

Há monitoramento por câmeras de segurança e drones em toda a extensão da festa. Além disso, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e o Conselho Tutelar trabalham em parceria para garantir a proteção do público – são 60 guardas e policiais por noite, e 10 agentes de trânsito para orientar os motoristas.

“É uma enorme alegria contribuir para proporcionar esse encontro de sabores e de boa música. Que cada prato traga memória de família, que cada música faça a gente se sentir na Itália e que os sorrisos sejam os ingredientes principais”, destacou a presidente da Fundação Pró-Memória, Maria Catalão.

A Festa Italiana integra o calendário de festejos pelos 148 anos de São Caetano. Seguirá pelos próximos três fins de semana (sábados e domingos), sempre a partir das 18h, nas ruas Mariano Pamplona e 28 de Julho, no Bairro Fundação.

Artigos relacionados

Mesatenista de São Caetano, Hugo Calderano levanta em Foz do Iguaçu o terceiro título seguido no Circuito Mundial

Mesatenista de São Caetano, Hugo Calderano continua fazendo história ao conquistar WTT...

Conferência aprova propostas que serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde de São Caetano

A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou sábado (2/4), no Campus...

Prefeitura de São Caetano entrega ginásio totalmente revitalizado com jogos entre Liga Sancaetanense e Palmeiras

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio das secretarias de...

Com apoio do Smart Sanca, GCM prende suspeitos por furto em depósito de materiais no Bairro Santa Maria

Com apoio do Smart Sanca, GCM prende suspeitos por furto em depósito...