Informação foi confirmada pela parlamentar durante reunião, nesta quarta-feira (2/4) com o secretário estadual de Parceiras e Investimentos, Rafael Benini
A Linha 20-Rosa do Metrô de São Paulo, que conectará o ABC Paulista à Capital, segue avançando em seu planejamento e terá edital lançado ainda este ano, conforme confirmou a deputada estadual Carla Morando, nesta quarta-feira (2/4), durante reunião com o secretário de Parcerias e Investimentos do Estado, Rafael Benini, para discutir os próximos passos desse projeto fundamental para a mobilidade da região
De acordo com o secretário, ainda no primeiro semestre de 2025, o projeto final será apresentado ao governador Tarcísio de Freitas. Na sequência, em setembro, serão iniciadas as consultas públicas, com previsão de lançamento do edital até o final do ano. A Linha 20-Rosa contará com aproximadamente 33 km de extensão e 24 estações, beneficiando quase 2 milhões de trabalhadores e moradores do ABC.
A parlamentar reforçou seu compromisso com a viabilização desse projeto e lembrou as diversas iniciativas que tem tomado para acelerar sua concretização. “Todos sabem que cobro bastante os avanços desta obra, que vai mudar a vida das pessoas, dos trabalhadores e de toda a região do Grande ABC, com mais investimentos e chegada de novas empresas. Já passou da hora de termos acesso ao Metrô. Não medi esforços para tirar esse sonho do papel. Fiz emendas ao orçamento todos os anos, para viabilizar os estudos do projeto da Linha 20 e, se for preciso, e estiver ao meu alcance, enviarei sempre mais”, afirmou.
A Linha 20-Rosa será um marco na mobilidade urbana do ABC, proporcionando integração com diversas linhas do sistema metroferroviário de São Paulo. O projeto básico está previsto para ser concluído até outubro de 2026 e estima-se que a linha atenderá cerca de 1,5 milhão de passageiros por dia. A expectativa é que as obras sejam iniciadas após essa fase, com entrega prevista para 2035.