Últimas notícias

Conselho Municipal de Alimentação Escolar de São Caetano tem novo presidente


O Conselho Municipal de Alimentação Escolar de São Caetano do Sul elegeu como seu presidente o professor Wilson Roberto Santana, há mais de 20 anos na rede municipal. Ele foi eleito por unanimidade e vai comandar o CAE até abril de 2027 com o objetivo de garantir a excelência na oferta de alimentos para os alunos da cidade.

Candidato único, Santana irá substituir a ex-presidente Adriana Pinheiro de Albuquerque Mesquita, que optou por deixar o cargo. Na eleição estiveram presentes e votaram os seguintes representantes: Rosana Carneiro Cid e Aline Flávia Maliani (Poder Executivo); Joelma Souza Gomes da Silva, João Cláudio Melloni, Armando Sérgio Santos Rosa e Wilson Roberto Santana (Trabalhadores da Área de Educação e Discentes); Carla Sampaio Castellotti e Bárbara Gomes Barbosa da Cruz (Associação de Pais e Mestres); Kesser Cury Filho e Edson Calmona (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul).

“Neste meu segundo mandato, a missão é dar viabilidade às atividades que o CAE desenvolve, que é garantir que haja alimentação adequada para quem frequenta as nossas instituições de ensino”, disse Santana. “Precisamos fazer o CAE mais conhecido da população, integrando e integralizando nosso conselho às atividades educacionais do município. O trabalho que o CAE faz só tem importância na medida em que a comunidade de São Caetano tem conhecimento da atividade”.

O CAE também vai se preparar para realização do simpósio de alimentação escolar, programado para outubro, mês em que é celebrado o Dia Mundial da Alimentação (dia 16 de outubro).

SOBRE O CAE

O Conselho de Alimentação Escolar é um órgão colegiado, formado por 14 representantes de vários segmentos sociais; tem caráter fiscalizador, porque entre as suas principais atribuições está a de fiscalizar se os recursos destinados à alimentação escolar estão sendo empregados corretamente ou se a forma de prestação desse serviço está sendo realizada a contento; é deliberativo, porque tudo deve ser discutido e examinado pelo conselho, antes de tomar decisões. Nenhum conselheiro é remunerado

As atribuições do CAE são monitorar e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar e o cumprimento das diretrizes e objetivo do PNAE (Plano Nacional de Alimentação Escolar); zelar pela qualidade dos alimentos, em especial quanto às condições higiênicas; zelar pela aceitabilidade dos cardápios oferecidos; comunicar aos órgãos de controle qualquer irregularidade constatada na execução do programa; realizar reuniões, inclusive específicas, para apreciação da prestação de contas; elaborar Regimento Interno.

Os conselheiros têm como atividades: observar se a alimentação oferecida nas escolas corresponde aos cardápios planejados; controle de estoque de distribuição dos gêneros alimentícios para as escolas; condições de higiene e preparo dos alimentos adequados nas escolas; verificar se há local específico para distribuição das refeições; verificar se os funcionários que preparam e servem as refeições estão trajando uniformes limpos e adequados; condições higiênicas dos locais de armazenamento de alimentos; entre outras observações.





Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Moradias oferecidas pelo Estado no centro de SP podem acomodar todas as famílias do moinho

As que preferirem outras regiões podem escolher entre os 499 imóveis disponíveis...

Mulheres já podem se inscrever para curso gratuito de defesa pessoal; projeto também oferece acolhimento emocional, físico e jurídico

”Defenda-se” é uma iniciativa do Instituto Pró-Vítima em parceria com o Instituto...

Quarta parcela do IPVA 2025 dos veículos com placas finais 6, 7 e 8 vencem em 22 de abril

Pagamento referente aos veículos com placas 6 e 7 poderá ser efetuado...

Corpo de Bombeiros resgata banhistas de afogamento em praia no Guarujá

  Ação contou com a ajuda do helicóptero Águia da PM Um...