Últimas notícias

Contratações públicas: o exemplo do Superior Tribunal Militar e seu potencial transformador


Dra. Celeste Leite dos Santos (MP-SP)

A audiência pública do Observatório Pró-Equidade da Justiça Militar da União (JMU), organizada pelo Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília-DF, é passo decisivo na redefinição do papel das contratações públicas no Brasil. Também é avanço importante na iniciativa de se instituir no País um Guia Ético-Equitativo – destinado a orientar práticas voltadas à imparcialidade nas licitações firmadas na administração pública.

Longe de serem meros instrumentos burocráticos, os gastos estatais emergem como poderosas ferramentas de transformação social. Neste contexto, a iniciativa do STM, a de estabelecer diretrizes para suas contratações, reflete compreensão profunda de que o dinheiro público deve, além de ser aplicado com
eficiência, servir à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

O Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral à Vítima (Pró-Vítima), ciente deste cenário, apresentou sua proposta para o guia da instituição militar. A contribuição da entidade, que participou da audiência, no Distrito Federal, ombreando com outras organizações da sociedade civil, é fundamentada na lei 14.133/2021, que já prevê, em seu artigo 11, a promoção da Sustentabilidade e dos Direitos Humanos em licitações, estando, inclusive, alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta destaca a importância de haver critérios que fomentem a inclusão de grupos vulneráveis em compras públicas.

Isso significa ir além do menor preço em concorrências públicas e valorizar propostas que assegurem, por exemplo, a empregabilidade de mulheres, de negros, de indígenas e de pessoas com deficiência nas empresas participantes das licitações. Referências como o Projeto de Lei (PL) 130/2016, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), focado na igualdade de gênero, e o artigo 60 da Nova Lei de Licitações, sobre critérios de desempate, sustentam a relevância da proposta em tela.

Tal movimento do STM, com o apoio da sociedade civil organizada, coloca o Brasil em sintonia com as melhores práticas internacionais.

Como exemplos, temos o Reino Unido, com seu “Social Value Procurement Framework” (Estrutura de Aquisição de Valor Social); a Suécia, com a “National Public Procurement Strategy” (Estratégia Nacional de Contratação Pública); e a Nova Zelândia, por meio do “Government Procurement Rules” (Regras de Contratação Pública). Estas nações já demonstraram o impacto positivo de diretrizes que integram valores sociais e ambientais nas compras governamentais.

A adoção de um guia, como o proposto pelo STM, no Brasil, em sintonia com o que há de mais moderno e eficaz no mundo em concorrência pública, significa utilizar o poder de compra do Estado para combater a corrupção e, sobretudo, a desigualdade. A ideia também é promover a diversidade e fortalecer a Democracia, transformando cada contrato firmado pela máquina em investimento no futuro equitativo que tanto almejamos.

Este, sim, é um convite à ação, não apenas à conformidade legal, e rumo à verdadeira transformação social.

*Dra. Celeste Leite dos Santos é presidente do Instituto Brasileiro de Atenção Integral à Vítima (Pró-Vítima); promotora de Justiça em Último Grau do Colégio Recursal do Ministério Público (MP) de São Paulo; doutora em Direito Civil; mestre em Direito Penal; idealizadora do Estatuto da Vítima; e coordenadora científica da Revista Internacional de Vitimologia e Justiça Restaurativa





Fonte da Matéria

Artigos relacionados

São Paulo cria Comissão de Medicina Veterinária Forense para combater maus-tratos a animais

O Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo (IC) deu um...

Operação interestadual mira envolvidos em golpe do ‘falso advogado’ em seis estados

Uma quadrilha envolvida em invasão de sistemas do governo federal e de...

Adolescente é apreendido com motocicleta roubada no bairro Colônia na zona sul de São Paulo

Adolescente é apreendido com motocicleta roubada no bairro Colônia na zona sul...

Veículos furtados são recuperados e indivíduo apreendido na zona sul

Na terça-feira (19), durante patrulhamento na zona sul da capital, equipes da...