Atividade busca promover vivências culturais e saudáveis para crianças periféricas
O Parque Ecológico da Gruta de Santa Luzia, no Jardim Adelina, recebeu atividade especial, promovida em parceria entre as Secretarias de Cultura e Assistência Social, nestas quarta e quinta-feira (18 e 19/11): 199 crianças e adolescentes atendidos no Serviço de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos Jardins Zaíra, Oratório, Feital, Macuco, Parque das Américas e Vila Mercedes.
Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos buscam estabelecer e ampliar os laços familiares e comunitários, incentivam a participação cidadã e desenvolvimento de habilidades. Estão na categoria da proteção social básica, que atua na prevenção de situações de risco e vulnerabilidade, oferecendo atividades lúdicas, culturais, artísticas e esportivas. O objetivo criar um senso de pertencimento, estimular a autonomia e preparar o jovem para o mundo. “Esta é mais uma oportunidade de proporcionar novas perspectivas de futuro para as nossas crianças de áreas vulneráveis, disse a secretária de Assistência Social, Fernanda Oliveira.
Além de conhecerem um dos parques mais bonitos da região, com muita vegetação, animais e paisagem enriquecida pelas nascentes do Rio Tamanduateí, as crianças puderam apreciar atividades promovidas por artistas locais que atuam nas Oficinas Culturais, com teatro e música, além do apoio do SESC. Nas atividades, as crianças e adolescentes tiveram o Espaço de Brincar: Circuito de Vivências e o Espetáculo Circense “Carpinteiros em Domicílio”, com a Cia Suno. Também foram feitas brincadeiras do meio do mato, Toca Tudo, Ateliê de Papel, Mini Mundo, entre outras.
“Para nós, da Secretaria de Cultura, é uma alegria enorme construir essa parceria com o SESC São Caetano do Sul. A Prefeitura de Mauá está de portas abertas para todas as ações, projetos e programas que ampliem o acesso à cultura e às vivências saudáveis das nossas crianças. Ver a Educação e a Assistência participando e levando seus grupos para aproveitar essa experiência só reforça que, quando a Cultura abre caminho, toda a cidade cresce junto, com entusiasmo, união e compromisso verdadeiro com o povo de Mauá”, afirmou o secretário de Cultura, Deivid Couto.












