Mauá

Defesa Civil de Mauá realiza 1º Simulado de Risco Hidrológico, na Vila Carlina

Equipes atuaram em conjunto para criar estratégias de chegada e atendimentos

O aviso meteorológico tinha prevenido sobre o Estado de ‘Alerta’ da Defesa Civil para temporais e ventos na região, para este sábado (08/11). Isso significa um grande volume de água acima da média. Mesmo assim, na Vila Carlina em Mauá, sem a previsão do tempo se confirmar até o início da manhã, era para ser um ser um dia comum com crianças brincando e indo para a igreja, como o Enzo, pais passeando com os filhos, pessoas entrando no mercado e trabalhadores encarando meio expediente do dia.

Enzo de 10 anos pergunta, assustado: “o que está acontecendo?” É que o caminhão-bomba do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros chegou com a sirene ligada, chamando a atenção no entorno da rua Antonio Luiz Ferreira, 300, onde foi instalado o comando da operação, coordenado pelo secretário de Proteção e Defesa Civil, Sergio Moraes. Numa ocorrência, é o comando da Defesa Civil quem coordena o conjunto de ações desenvolvidas. Logo o menino se tranquilizou e achou importante o treinamento das equipes.

Sonia de Moura já sabia. “Eu li nas faixas que a Prefeitura colocou nas entradas do bairro que hoje ia ter simulado.” As viaturas da Defesa Civil também passaram avisando por meio do sistema de som. Por isso, Sonia só observou atentamente. Logo cedo da janela de casa, ela viu a movimentação das equipes se preparando para o 1º Simulado de Risco Hidrológico de Mauá, organizado pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Mauá. Quando chovia demais, da janela dela ela via de longe a água invadindo várias casas. “Moro aqui há 29 anos e a gente já viu de tudo. Já deu fogão, cesta, roupa para quem perdeu tudo”, explica.

Bombeiros, SAMU e estudantes de enfermagem simularam o socorro a uma pessoa acidentada e as demais equipes analisaram as estratégias necessárias para o deslocamento e chegada das viaturas, voluntários e agentes que fariam o atendimento das ocorrências e possíveis questões como controle do trânsito, interdição e segurança. “O morador tem que se sentir em segurança, por isso, depois da ocorrência, a Defesa Civil faz a análise estrutural. Antes disso, fazemos o treinamento e formamos pessoas para colaborar na prevenção”, disse Moraes. Ele lembra que a Defesa Civil está equipada e preparada para atender a população.

O prefeito Marcelo Oliveira destacou a importância da atividade, “Quem ouve mais erra menos. Precisamos informar a população sobre como agir em áreas de riscos. Por outro lado, trabalhamos para a solução de muitos dos problemas e a mitigação dos riscos.” Nesta ocasião, foi formalizado Núcleo de Proteção e Defesa Civil da Vila Carlina, que já começa com 28 pessoas voluntárias em ocorrências de desastres naturais e riscos químicos. Para isso, a Defesa Civil promove um curso de formação.“

Antonio Mendes mora há 58 anos no local, assim como duas irmãs e um irmão. “Deus fez bem feito, mas os homens e mulheres estão mexendo com o planeta. Daí, a gente temeu se preparar mesmo, prevenir. Achei ótima a ação”, afirmou. Ao lado da irmã Gerlene, lembraram que brincavam na pracinha, nem tinha asfalto, posto de saúde, nem nada. “Tem que mostrar para a população que tem que ficar atenta”, avaliou o autônomo.

Neste simulado também estavam representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Comitê de Fomento Industrial do Polo Petroquímico (Cofip), Escola de Enfermagem Grau, Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, com o som, Universidade Federal do ABC (UFABC, que desenvolveu o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), além de várias secretarias municipais. As equipes das secretarias rotineiramente já atendem ao público da região, com serviços da Unidade Básica de Saúde da Vila Carlina, Habitação, Serviços Urbanos, Mobilidade Urbana, Obras, Planejamento Urbano, Segurança Pública, Políticas para Mulheres e Educação.

Artigos relacionados

Mauá avança na proteção e cuidado com a Primeira Infância

Compromisso da cidade com o futuro, reúne setores envolvidos no cuidado e...

Qualifica Mauá abre vagas para cursos de gastronomia, beleza, áreas administrativas e operacionais

Qualifica Mauá abre vagas para cursos de gastronomia, beleza, áreas administrativas e...

Marcelo Oliveira assina decreto que concede gratuidade no transporte público a estudantes nos dias do Enem

Tarifa zero será concedida diretamente no Cartão SIM Escolar nos dias 9...

Mauá completa nove meses seguidos de crescimento na geração de empregos formais

Caged aponta saldo positivo de 471 vagas em setembro, com destaque para...