São Bernardo

Defesa Civil de São Bernardo recebe coordenador do CGE da Prefeitura de São Paulo

Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Capital é referência em dados meteorológicos, que auxiliam tomada de decisão célere da municipalidade

Visando a cooperação entre as instituições, a Defesa Civil de São Bernardo recebeu, nesta quarta-feira (22/1), nas dependências no Paço Municipal, o gerente do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, Hassan Barakat, engenheiro civil de formação. Criado em novembro de 1999, o CGE é responsável pelo monitoramento das condições meteorológicas na Capital.

O equipamento foi implantado em São Paulo após uma inundação de grande proporção que tomou a região do Túnel do Anhangabaú. O modelo do CGE servirá como uma das experiências para moldar a criação do Centro de Emergências Climáticas de São Bernardo, em vias de ser viabilizado no município.

“O CGE é uma referência para todas as cidades que desejam implementar um plano de ação efetivo com o objetivo de minimizar o impacto das chuvas nos municípios. Ao longo dos anos, o órgão se consolidou como referência de dados meteorológicos que auxiliam a municipalidade na tomada de decisão. O encontro de hoje foi primordial para o nosso planejamento enquanto Defesa Civil, bem como visando o plano de trabalho do novo Centro de Emergências Climáticas em nossa cidade”, salientou o Coronel Faro, responsável pela Defesa Civil.

Com mais de 25 anos de experiência na instituição, Barakat ressaltou a importância de um centro de monitoramento estruturado para garantir efetividade às ações. “A troca de informações é essencial para o sucesso de uma ação. Fiquei muito feliz com o convite em poder fazer esse encontro de trabalho, de mostrar para a equipe de São Bernardo como o GCE trabalha os dados dos monitoramentos meteorológicos e como são aplicados na prática. O CGE se coloca à disposição para um trabalho integrado e que auxilie no desenvolvimento das práticas preventivas na cidade.”

CENTRO MUNICIPAL – A proposta do Centro Municipal de Emergências Climáticas prevê a implantação de unidade estruturada de forma multisecretarial, visando funcionar como um mecanismo institucional de monitoramento, alerta e ações rápidas mediante emergências causadas por eventos climáticos extremos no município.

A formatação do centro está sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, em conjunto com a Coordenadoria da Defesa Civil. Na última terça-feira (21/1) ocorreu a reunião preparatória, na sede do Executivo, concentrando mais nove pastas que terão participação direta nas ações, englobando a Habitação, Obras e Planejamento Estratégico, Serviços Urbanos, Transportes e Vias Públicas, Governo, Comunicação, Cidadania e Pessoa com Deficiência, Segurança Urbana e Saúde, além do Fundo Social de Solidariedade.

MONITORAMENTO – Em dezembro foi inaugurado, no prédio do Executivo Municipal, o novo centro de monitoramento da cidade. O espaço garante integração do Samu, Trânsito, Defesa Civil e GCM, em ações de videomonitoramento e pronto-atendimento à população. Com serviço 24 horas por dia, 7 dias da semana, o centro conta, no âmbito operacional, com 59 operadores, entre guardas municipais, médicos, atendentes e operadores de tráfego.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Médicos das UPAs de São Bernardo realizam formação em emergências pediátricas

Medida tem como propósito principal melhorar os desfechos dos atendimentos no sistema, aumentando...

Prefeito Marcelo Lima visita Embaixada em Dublin e recebe apoio do órgão a alunos do Conecta

Encontro de cortesia com Flávio Helmold Macieira, representante do Brasil na Irlanda,...

Prefeito vai à Irlanda para visitar os 20 alunos em intercâmbio do Conecta São Bernardo

Estudantes do Ensino Médio da rede pública da cidade beneficiados pelo inédito...

Obras do Viaduto Estaiado Robert Kennedy ultrapassam mais de 90% de execução com nova etapa de concretagem

Intervenção de grande porte, tocada pela gestão municipal, é considerada uma das...