Imunizantes contra a gripe e a dengue estarão disponíveis a grupos considerados prioritários
Neste sábado, 10 de maio, as 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Mauá estarão abertas das 8h às 17h para o Dia D de vacinação. A mobilização objetiva ampliar a cobertura vacinal contra o vírus Influenza, responsável pela transmissão da gripe, e contra a dengue em grupos considerados prioritários.
Aproveitando a data da ação, marcada para a véspera do Dia das Mães, a Prefeitura de Mauá fechou parceria com o Mauá Plaza Shopping. Assim, visando facilitar o acesso à vacinação, as pessoas também poderão receber o imunizante contra a gripe em espaço especial destacado para o Dia D – próximo à entrada de pedestres (Acesso B) localizada entre as avenidas Governador Mário Covas Júnior e Antônia Rosa Fioravanti (no fim da passarela que liga a região central aos bairros Rosina, Magini e Oratório). O horário de atendimento ao público no shopping também será diferente ao das UBSs: das 11h às 17h.
Atenção, as vacinas contra a dengue, destinadas no momento exclusivamente a adolescentes entre 10 e 14 anos, serão aplicadas somente nas unidades de saúde. E quem for receber a dose precisa estar acompanhado dos pais ou responsável.
Já o imunizante da gripe estará liberado a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, idosos a partir de 60 anos, profissionais da saúde e da educação, pessoas com comorbidades, imunossupressão ou deficiência, povos indígenas e comunidades tradicionais quilombolas, população em situação de rua, caminhoneiros, trabalhadores portuários, do transporte rodoviário, do sistema prisional, dos Correios, da segurança e salvamento e população privada de liberdade, incluindo jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
A adesão de Mauá ao Dia D de mobilização contra a Influenza atende a uma orientação do governo federal. O Ministério da Saúde pretende mobilizar todo o país nesta data para reforçar a imunização antes da chegada do inverno – com início em 20 de junho –, período em que aumentam as doenças respiratórias.
Para ficar protegido neste Dia D basta apresentar documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação. Para quem não conseguir se vacinar neste sábado, as unidades de saúde de Mauá aplicam os imunizantes em pessoas que integram o público-alvo durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.