Equipes masculina e feminina conquistaram suas vagas; disputa é organizada pela Central Única das Favelas (CUFA)
Diadema está nas oitavas de final da Taça das Favelas. O time masculino, chamado Favela do Campanário-Diadema, conquistou a vaga com uma vitória de 2 a 0 sobre a equipe Paraisópolis, no dia 26/7. A equipe feminina de Diadema, de mesmo nome, foi para as oitavas depois de vencer o Complexo Perus, no dia 29/6, por 4 a 0.
A Taça das Favelas é um dos mais importantes torneios de futebol amador do Brasil e reúne centenas de times formados por moradores de comunidades. A competição conta com etapas regionais, se desenrolando ao longo do ano, e as fases finais, no segundo semestre. A disputa é organizada pela Central Única das Favelas (CUFA).
O próximo desafio da equipe masculina de Diadema, nas oitavas, será contra a Vila Bela Campinas, no dia 2/8, às 13h20. Já as mulheres enfrentam o Mishihisa Murata no dia 3/8, às 8h. Os jogos acontecem no Centro esportivo Freguesia – R. Jacutiba, 167 – Freguesia do Ó, São Paulo.
Diadema tem tradição na Taça das favelas. Em 2023, por exemplo, o Campanário-Diadema foi o campeão da categoria feminina ao derrotar o Paraisópolis por 2 a 0 na grande final.
Esporte e inclusão
Taça das Favelas é a maior competição de futebol entre favelas do mundo, sendo também um projeto social que busca promover a inclusão e o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade.
O torneio oferece oportunidades para os participantes, tanto no âmbito esportivo quanto em termos de formação cidadã, abrindo portas para testes em clubes profissionais e atraindo a atenção de empresários do futebol.
A edição deste ano contará com a transmissão ao vivo pela TV e plataformas digitais, como SporTV3 e YouTube.