Diadema

Diadema lança aplicativo ANA para proteção de mulheres com medida protetiva

A Prefeitura de Diadema lançou nesta terça-feira (09/07), no CISP – Centro Integrado de Segurança Pública, o Aplicativo ANA, uma nova ferramenta digital voltada à proteção de mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medida protetiva judicial.

O aplicativo foi idealizado pelo GCM Diogo Antônio Ferreira, da cidade de Paulínia (SP), e funciona como um botão do pânico digital. Com apenas dois cliques, a mulher em situação de risco aciona a Guarda Civil Municipal (GCM), que recebe sua localização em tempo real e dados cadastrados, agilizando o socorro.

“O lançamento do aplicativo ANA representa um passo importante no nosso compromisso com as mulheres de Diadema. Estamos fortalecendo a rede de proteção e ampliando os recursos para que nenhuma mulher se sinta sozinha diante da violência. Essa ferramenta reforça nossa missão de acolher, proteger e garantir dignidade para todas as mulheres da nossa cidade”, afirmou o prefeito Taka Yamauchi.

A iniciativa faz parte do plano de governo da atual gestão com a implantação de políticas públicas eficazes e acolhedoras voltadas às demandas femininas, garantindo que nenhuma mulher em situação de vulnerabilidade fique sem suporte.

O aplicativo é destinado exclusivamente às mulheres com medida protetiva vigente. O cadastro é feito presencialmente na sede da GCM, mediante apresentação da medida judicial e documentos pessoais. Atualmente, Diadema conta com cerca de 250 mulheres com medida protetiva ativa e uma equipe especializada da Patrulha Maria da Penha, que realiza o acompanhamento direto das vítimas.

“O aplicativo é uma extensão do trabalho que já realizamos nas ruas. Ele oferece mais segurança, agilidade e autonomia para a mulher. Com um simples toque, ela sabe que será atendida rapidamente por uma equipe preparada para acolher e proteger’, explicou Ana Claudia Xavier, Inspetora Chefe de Comunicação Social da GCM de Diadema.

Além de ampliar os meios de socorro emergencial, a iniciativa reforça a integração entre as forças de segurança, o sistema de justiça e as políticas sociais do município. “O aplicativo ANA simboliza o cuidado da segurança pública com quem mais precisa. É uma ferramenta tecnológica, sim, mas acima de tudo é um instrumento de cidadania. Estamos reafirmando o compromisso de construir uma cidade mais segura e justa para todas as mulheres”, destacou o secretário de Segurança Cidadã, Paulo Pinheiro da Silva.



Fonte da Notícia

Artigos relacionados

Sistema Fast Track estará em toda rede 24 horas de Diadema

Novo fluxo de pacientes, que teve início na UPA Centro, vai diminuir...

Próximo fim de semana terá 1º Festival Oriental em Diadema

Dias 1 e 2 de novembro, o Rua da Gente será espaço...

Parque Ecológico do Eldorado vai ganhar nova base da GCM de Diadema

Parque Ecológico do Eldorado vai ganhar nova base da GCM de Diadema...

Bicho Preguiça é resgatado pela Guarda Ambiental de Diadema

A Guarda Ambiental de Diadema resgatou uma bicho preguiça vista através das...