Santo André

Documentos sobre a história do ABC são…

Santo André, 13 de maio de 2024 – Cerca de 13,8 mil dossiês compostos por documentos encaminhados à Câmara Municipal de São Bernardo entre o final do século XIX e início do século XX, quando as cidades do ABC ainda eram distritos, foram disponibilizados para acesso irrestrito por meio do Portal de Acervos da Secretaria de Cultura de Santo André. O conjunto de documentos, chamado Fundo Câmara de São Bernardo, retrata uma parte importante da história da formação da região e do município de Santo André.
 
O portal, lançado no dia 25 de abril, é fruto do projeto de “Organização e Sistematização do Acervo Documental do Fundo Câmara Municipal de São Bernardo”, desenvolvido pela Associação Amigos do Museu de Santo André (Amusa) e pela equipe do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado. Para acessar o portal  o endereço é : https://www3.santoandre.sp.gov.br/cultura/acervosculturais/fcmsb/
 
“Esta parte do Fundo Câmara que está disponibilizada no site é composta por requerimentos encaminhados por empresas e, principalmente, munícipes à Câmara de São Bernardo entre os anos de 1892 e 1938, período que os municípios do ABC como Santo André e Ribeirão Pires estavam inseridos em São Bernardo. Com eles é possível ter informações muito valiosas sobre o processo de formação da região”, explica a Gerente de Documentação e Preservação Cultural da Secretaria de Cultura, Mayra Gusman de Souza Brito.
 
Um dos benefícios da disponibilização do Fundo Câmara na rede é facilitar o acesso dos pesquisadores aos itens. Para acessar estes documentos na sua forma física é preciso agendar horário no Museu de Santo André. O manuseio frequente desses papeis não é recomendado, já que eles têm cerca de um século.
 
Outra vantagem, segundo Mayra, é justamente salvaguardar um acervo tão importante para a história de Santo André e da região. “A base documental é a história em sua origem primária”, disse.
 
A digitalização do Fundo Câmara, no entanto, ainda não tem previsão de conclusão, já que é formada por uma infinidade de documentos. “Este é apenas uma parte do acervo que é gigantesco e sobre o qual vamos continuar trabalhando e disponibilizando paulatinamente”, acrescentou.
 
Portal de Acervos – O Portal de Acervos Culturais de Santo André disponibiliza em meio digital obras e bens culturais públicos da cidade. No site estão reunidas coleções do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa e da Casa do Olhar Luiz Sacilotto, além de fotos de 50 produções culturais financiados pelo Fundo Municipal de Cultura de Santo André (como capas de livros e CDs), bem como o acervo físico e digital da Rede de Bibliotecas de Santo André.
 
 | Texto: Paola Zanei

apmzanei@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142

| Foto: Alex Cavanha/PSA

 

Fonte da Notícia

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Santo André realiza 14ª Conferência Municipal de Assistência Social

Evento debateu eixos estratégicos para o fortalecimento da política pública de assistência...

Santo André abre edital com mais de R$ 500 mil para financiar projetos ambientais

Fundo municipal vinculado ao orçamento do Semasa escolherá até três projetos da...

Santo André libera tráfego na Avenida Santos Dumont após obra de combate às enchentes

Sob a via foram instalados tubos que vão ampliar em cinco vezes...