Mostra está disponível para visitação no Centro Histórico e Cultural até 5 de agosto
A Prefeitura de Ribeirão Pires, através da Secretaria de Educação, inaugurou nesta sexta-feira (4) a exposição “Um sonho por Ribeirão”, fruto do trabalho iniciado com as escolas municipais no mês de março em alusão a Cecília Meireles, homenageada da Feira Literária de Ribeirão Pires neste ano.
A exposição conta com a contribuição dos alunos, profissionais e famílias das 33 escolas da rede municipal. Entre os materiais produzidos então: painel de tecido de retalhos, onde cada uma contribuiu com registros realizados pela comunidade de como enxergam o seu bairro; ecobags decoradas que são parte da construção das narrativas e que se completaram com a confecção por parte dos alunos dos seus sonhos para Ribeirão Pires, que estão depositados em um grande coração, com mensagens e desenhos produzidos pelos quase 7 mil alunos da rede.
O Secretário de Educação, Raphael Volpi, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido: “É importante que todos nós, adultos e crianças, lembremos de nossos sonhos, que também são os de nossas crianças. São desejos nossos como ribeirão-pirenses, que serão sempre revisitados e também serão vistos na FLIRP. É uma exposição para se apreciar com um olhar de criança, para lembrar daquilo que também trazemos de bom para a cidade”.
A mostra também é interativa, pois os visitantes têm a possibilidade de deixar seus desejos para o futuro da cidade, depositando em ecobags dispostas pelo CHL suas mensagens, que serão integradas ao material que será exposto em mais eventos ao longo do ano.
O prefeito Guto Volpi salientou a importância da atividade em vista da Feira Literária de Ribeirão Pires, que acontece em setembro: “Este trabalho que é feito nas escolas é muito importante, junto com a FLIRP, que é a única feira literária que ainda acontece no Grande ABC. E é muito importante entender e essa visão das crianças e acolher aquilo que elas trazem, pois é muito rico para nós, como sociedade”.
A abertura da exposição reuniu a comunidade escolar, familiares e representantes da secretaria. Ela permanece no Centro Histórico Literário de Ribeirão Pires até o dia 5 de agosto, de forma gratuita. O CHL está localizado na Rua Miguel Prisco, 286 – Centro, aberto de segunda a sábado das 9h às 17h.