Ribeirão Pires

Educação de Ribeirão Pires promove roda de conversa sobre o não uso do celular

Profissionais e alunos da rede municipal discutem as implicações da nova lei

Um bate-papo descontraído, sem julgamentos ou obrigações. Assim foi a primeira roda de conversa a respeito da Lei nº4.932/24, que proíbe o uso de aparelho celular nas unidades escolares, organizada e desenvolvida pelos profissionais e alunos do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires.

Na E.M. Prof. Sebastião Vayego de Carvalho, em Ouro Fino, a receptividade dos alunos do 9º ano foi boa com o tema. Para a professora Sandra Nakata, a ação trabalhou os prós e contras do não uso do celular na escola. “Foi um debate bacana, onde os alunos se colocaram a favor e contra o uso do celular”, comentou.

A ideia é fomentar o debate entre os estudantes e discutir de uma forma ampla as implicações dessa nova realidade. “Eu aprendi que o não uso do celular em sala pode ser positivo, porque ele tira a nossa concentração na matéria”, disse o aluno Leonardo Tomé. Para a aluna Angelina Ribeiro, a medida melhora o contato com os colegas de sala: “O celular acaba nos afastando dos nossos amigos, e nesse trabalho, a gente reuniu todas as opiniões e ainda manteve o contato”. Para o aluno João Gabriel, o não uso “melhora o desenvolvimento do aluno, ajudando na concentração na matéria dada pelo professor”.

A orientadora educacional Mônica Santos salientou a boa recepção da proposta: “Tanto pelos alunos como pelo professor, foi bem recebido. Os alunos conseguiram entender a importância de discutir esse tema, não somente como uma obrigação, mas sim como um assunto para ser tratado de uma forma ampla, dando sua opinião sobre o tema levando também em consideração o contexto de cada unidade”.

Além da E.M. Prof. Sebastião Vayego de Carvalho, o debate será realizado na E.M. Eng. Carlos Rohm, que também dispõe do Ensino Fundamental II em seu currículo. A proposta é de que cada unidade produza esse debate levando em conta as características da região em que está inserida, fomentando boas reflexões sobre o tema.

Roda de conversa é realizada pelos alunos do Ensino Fundamental II – FOTO: Rafael

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Prefeitura de Ribeirão Pires firma termo de cooperação com FamilySearch

Prefeitura de Ribeirão Pires firma termo de cooperação com FamilySearch G7 Notícias...

1ª Clínica Pública de Cannabis Medicinal do País muda vida de mãe e filho em Ribeirão Pires

Paula e Ramon, moradores do Parque Aliança, estão entre as 59 famílias...

Ribeirão Pires promove Semana da Dança com atividades gratuitas

Ação é destinada para moradores da cidade, de todas as idades Ribeirão...

Educação de Ribeirão Pires abre inscrições para Contratação de Estagiários de Pedagogia

Interessados podem se candidatar até o dia 21 de abril para seleção...