Ribeirão Pires

Educação de Ribeirão Pires promove roda de conversa sobre o não uso do celular

Profissionais e alunos da rede municipal discutem as implicações da nova lei

Um bate-papo descontraído, sem julgamentos ou obrigações. Assim foi a primeira roda de conversa a respeito da Lei nº4.932/24, que proíbe o uso de aparelho celular nas unidades escolares, organizada e desenvolvida pelos profissionais e alunos do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires.

Na E.M. Prof. Sebastião Vayego de Carvalho, em Ouro Fino, a receptividade dos alunos do 9º ano foi boa com o tema. Para a professora Sandra Nakata, a ação trabalhou os prós e contras do não uso do celular na escola. “Foi um debate bacana, onde os alunos se colocaram a favor e contra o uso do celular”, comentou.

A ideia é fomentar o debate entre os estudantes e discutir de uma forma ampla as implicações dessa nova realidade. “Eu aprendi que o não uso do celular em sala pode ser positivo, porque ele tira a nossa concentração na matéria”, disse o aluno Leonardo Tomé. Para a aluna Angelina Ribeiro, a medida melhora o contato com os colegas de sala: “O celular acaba nos afastando dos nossos amigos, e nesse trabalho, a gente reuniu todas as opiniões e ainda manteve o contato”. Para o aluno João Gabriel, o não uso “melhora o desenvolvimento do aluno, ajudando na concentração na matéria dada pelo professor”.

A orientadora educacional Mônica Santos salientou a boa recepção da proposta: “Tanto pelos alunos como pelo professor, foi bem recebido. Os alunos conseguiram entender a importância de discutir esse tema, não somente como uma obrigação, mas sim como um assunto para ser tratado de uma forma ampla, dando sua opinião sobre o tema levando também em consideração o contexto de cada unidade”.

Além da E.M. Prof. Sebastião Vayego de Carvalho, o debate será realizado na E.M. Eng. Carlos Rohm, que também dispõe do Ensino Fundamental II em seu currículo. A proposta é de que cada unidade produza esse debate levando em conta as características da região em que está inserida, fomentando boas reflexões sobre o tema.

Roda de conversa é realizada pelos alunos do Ensino Fundamental II – FOTO: Rafael

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

GCM de Ribeirão Pires recupera moto furtada em Suzano após perseguição no bairro Roncon

GCM de Ribeirão Pires recupera moto furtada em Suzano após perseguição no...

Ribeirão Pires inicia campanha de busca ativa de sintomáticos respiratórios nesta terça-feira (16)

Ribeirão Pires inicia campanha de busca ativa de sintomáticos respiratórios nesta terça-feira...

Pinacoteca de Ribeirão Pires abre exposição com oficinas gratuitas de arte gráfica

Mostra faz parte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura...

Ribeirão Pires elege novas conselheiras do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher

Candidatas escolhidas irão atuar no biênio 2025/2027 em defesa das políticas públicas...