Capacitação é realizada anualmente nas escolas para aprimoramento profissional da rede
A Secretaria de Educação de Ribeirão Pires realizou, nesta semana, ciclo de capacitação em primeiros socorros para os profissionais da rede, em cumprimento da Lei Federal nº 13.722/2018, a “Lei Lucas”, que dispõe sobre a obrigatoriedade da formação das equipes que trabalham nas unidades escolares de todo o Brasil.
A formação é realizada anualmente nas escolas, e neste ano as 33 unidades da rede receberam a visita dos profissionais, que no contra-turno das aulas regulares, demonstraram técnicas de atendimento a quedas, engasgos, desmaios e convulsões para os mais de 1300 funcionários que atuam nas escolas e na secretaria.
Rosana Rosa, diretora da E.M. Olívia Petrilli, aprovou a formação recebida: “Excelente curso, muito esclarecedor. O professor tirou todas as dúvidas que foram surgindo, interagiu com todos os presentes. Para nós da educação infantil integral, o curso será mais uma ferramenta para os cuidados com os alunos diariamente”.
Os encontros foram organizados de forma que todos os profissionais pudessem participar e tirar dúvidas. “Essa capacitação representa não apenas um avanço, mas também uma conquista coletiva. Garantir que cada funcionário esteja preparado para agir em situações de emergência é reafirmar o nosso compromisso com a segurança, o cuidado e a vida dos nossos alunos”, salientou Angélica de Lima Scanfella, supervisora educacional.
Durante todo o ano letivo, a Secretaria de Educação de Ribeirão Pires trabalha momentos formativos com agentes escolares, professores e equipe gestora, a fim de aplicar novos conceitos, sanar dúvidas dos profissionais e melhorar as práticas no ensino. Trabalho que tem como frutos as premiações que a cidade recebeu em 2025: o Prêmio de Excelência Educacional, pelos bons índices de fluência leitora, e o prêmio de Município Campeão de Alfabetização, pelos resultados obtidos nas provas do Saresp em 2024.