São Caetano

Em 2025, Operação Remove notifica 410 proprietários de veículos ‘abandonados’ nas ruas de São Caetano

Neste ano de 2025, a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), notificou 410 proprietários de veículos ‘abandonados’ pelas ruas da cidade . Destes 410 proprietários, 367 retiraram seus veículos do local estacionado e 36 tiveram de ser recolhidos ao pátio.

Assim acontece com a Operação Remove, um programa permanente que auxilia tanto na questão de mobilidade urbana (trânsito) quanto de segurança.

Houve, ainda, 419 ocorrências (reclamações) recebidas por e-mail, telefone da Semob, Smart Sanca (Centro de Inteligência, Segurança e Emergências), Ouvidoria e outros. Dessas ocorrências, 185 eram veículos que não caracterizaram abandono e 234 realmente estavam em estado de abandono.

O secretário de Mobilidade Urbana, Marcelo Ferreira, explicou a importância da participação dos moradores em avisar a Semob ou o Smart Sanca da existência de veículos em estado de abandono nas ruas.

“Temos um protocolo de prazos de notificação do proprietário do veículo em estado de abandono até chegar à situação de apreensão do veículo e levá-lo ao pátio. Por isso, o quanto antes ficarmos sabendo da situação, mais rapidamente ela será resolvida”, explicou Marcelo.

ABANDONO DE VEÍCULOS
Veículos considerados abandonados são os que apresentarem pelo menos uma das seguintes características:

– não ter, no mínimo, uma placa de identificação obrigatória;
– estar em evidente estado de deterioração de sua carroceria ou de suas partes removíveis, oferecendo risco à saúde ou à segurança pública;
– estar em visível e flagrante mau estado de conservação, carroceria com evidentes sinais de colisão ou objeto de vandalismo ou depreciação voluntária, ainda que coberto com capa de material sintético;
– estar impossibilitado de deslocamento com segurança pelos próprios meios.

Completados 10 dias de abandono, a contar da fixação do adesivo de notificação (ciência) de remoção do veículo e, caso o proprietário não o tenha retirado do local, o veículo será removido ao pátio municipal.

Ao perceber que existe em sua rua um veículo em estado de abandono (estacionado há muitos dias sem que o proprietário o retire do local), os moradores devem entrar em contato com o departamento de Fiscalização da Semob pelo site da Prefeitura ou com o Smart Sanca (Centro de Inteligência, Segurança e Emergências), no 0800-7000-156.

OPERAÇÃO REMOVE EM 2024
Em 2024, a Operação Remove da Semob notificou 403 proprietários de veículos ‘abandonados’ na cidade, sendo que 355 saíram por conta própria, no prazo estabelecido, e 49 foram recolhidos para o pátio.

Houve, ainda, 358 ocorrências (reclamações) recebidas por e-mail, telefone da Semob, Smart Sanca (Centro de Inteligência, Segurança e Emergências), Ouvidoria e outros. Destas 358 ocorrências, 192 eram veículos que não caracterizaram abandono e 166 veículos abandonados notificados. Os outros veículos foram fiscalizados e notificados pela equipe de fiscalização.

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