Com saídas realizadas do Paço Municipal e, nesta sexta, da Praça São José, etapa amplia presença estratégica da corporação durante quatro dias consecutivos
A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo deu continuidade, nesta sexta-feira (7/11), à nova fase da Operação Meu Bairro Seguro. Diferentemente das edições anteriores, essa etapa passou a contar com dois pontos de partida: a primeira saída ocorreu na quinta-feira (6/11), no Paço Municipal, e a segunda, nesta sexta, na Praça São José, no Baeta Neves, ampliando a cobertura territorial das ações preventivas.
Com efetivo de 50 guardas e 21 viaturas, incluindo Romu (Rondas Ostensivas Municipais), Guarda Ambiental, motocicletas, bicicletas e Base Móvel, a operação segue até domingo (9/11), com foco em coibir práticas delituosas, reforçar a sensação de segurança e estreitar o vínculo entre a corporação e os moradores.
Durante a saída no Baeta Neves, guardas conversaram com moradores presentes na Praça São José, fortalecendo o caráter comunitário da ação. “É uma sensação muito boa ir e voltar da escola com minha filha me sentindo segura. Sempre vejo uma viatura passando ou parada aqui na praça. Antes, quando ela estudava em outro local, eu não tinha essa tranquilidade”, relatou a moradora Marcela Anile, que vive há seis anos na região.
O morador Cléber Raoni destacou também a presença constante da corporação. “O atendimento da GCM foi muito rápido quando houve um acidente perto de casa. Saio cedo para trabalhar e sempre vejo as viaturas na rua. Nos fins de semana, quando caminho com minha filha pequena, também encontro o patrulhamento. Isso dá mais segurança para nós”, afirmou.
Para o inspetor-chefe da Guarda, Denílson Amador, o novo formato amplia e consolida a importância do patrulhamento inteligente. “Com saídas de diferentes pontos, conseguimos alcançar áreas de maior circulação e vulnerabilidade, garantindo presença constante e efetiva da corporação”, destacou.
De acordo com o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, a operação reforça a política de proximidade com a população. “A segurança se constrói com diálogo. Ao levar a operação para diferentes bairros, mostramos que estamos atentos às demandas locais. Essa presença cotidiana fortalece a confiança e contribui para uma cidade mais protegida”, afirmou.
PREVENTIVO – Presença, prevenção e proximidade são os pilares da Operação Meu Bairro Seguro, em vigor desde 12 de setembro. A iniciativa amplia o alcance do patrulhamento das inspetorias regionais com saídas periódicas das bases do Centro, Riacho Grande, Batistini/Alvarenga, Taboão/Paulicéia, São Pedro e Assunção. Com frequência semanal, a operação prioriza áreas de maior vulnerabilidade, como corredores de ônibus e vias de grande circulação, fortalecendo o sentimento de segurança da população.












