São Bernardo

Em São Bernardo, prefeito Orlando Morando lança Operação Pé D’Água 2024/2025

Coordenada pela Defesa Civil Municipal, força-tarefa irá vigorar até 15 de abril de 2025, dando continuidade às ações para minimizar o impacto das chuvas no período de verão e salvar vidas

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, lançou nesta sexta-feira (29/11) a Operação Pé D’Água 2024/2025. A iniciativa tem como objetivo minimizar o impacto das chuvas de verão no município, em especial em tempos de eventos climáticos extremos. Coordenada pela Defesa Civil, a operação prevê a realização de série de ações até abril de 2025, incluindo mutirões preventivos com o propósito de preservar vidas e reduzir danos durante as fortes tempestades comuns nesta época do ano.

“Este é mais um programa de sucesso implementado em 2017 e que vem sendo fundamental para a proteção de vidas durante o período mais chuvoso do ano. Nos últimos oito anos, investimos R$ 500 milhões em ações de prevenção e infraestrutura, sendo R$ 100 milhões somente no Piscinão do Paço Municipal, a maior obra de drenagem urbana do País, além de canalização de córregos, construção de taludes, e manutenção permanente”, ressaltou o chefe do Executivo.

Conforme o prefeito, é possível observar por toda a cidade os investimentos realizados no combate às enchentes, a exemplo da Vila São Pedro, Jardim Thelma e Ferrazópolis, bairros onde foram realizadas obras de contenção de encostas. “Essas áreas eram consideradas de extremo risco no início da gestão e hoje estão completamente protegidas. Sabemos que os eventos climáticos extremos se intensificaram, porém, tenho a certeza que nosso trabalho está sendo exemplar”, complementou Morando.

O lançamento oficial da Operação Pé D’Água 2024/2025 foi realizado no Salão Nobre do Paço Municipal. Além do prefeito, participaram da cerimônia os secretários municipais cujas Pastas integram a força-tarefa. A operação é coordenada pela Defesa Civil Municipal e envolve 13 secretarias: Serviços Urbanos, Habitação, Assistência Social, Obras e Planejamento Estratégico, Esporte e Lazer, Saúde, Finanças, Segurança Urbana, Meio Ambiente e Proteção Animal, Comunicação, Transporte e Vias Públicas, Educação e Governo.

Entre as ações preventivas executadas pela Operação Pé D´Água destaque para a capacitação dos agentes públicos, agentes comunitários de saúde, gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) e voluntários realizada em novembro, além dos mutirões para a conscientização dos moradores em áreas de riscos.

INTERVENÇÕES CONTRA IMPACTOS DAS CHUVAS EM 2024 – Balanço feito pela Secretaria de Serviços Urbanos mostra que foram realizadas 589 intervenções durante a Operação Pé D’Água 2023/2024. Um ano antes, a força-tarefa 2022/2023 registrou 512 ações e, no mesmo período anterior (2021/2022), foram 260.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

De creche noturna a Ponte Estaiada: São Bernardo anuncia pacote de 50 ações e entregas no fim de ano

Serão mais de 30 dias de atividades, contemplando intervenções entre urbanização, entrega...

Integra Tietê supera marca de 30 mil unidades atendidas em São Bernardo

Por meio do programa, viabilizado em parceria o Estado, cidade avança para...

Em São Bernardo, GCM resgata menino autista perdido na madrugada após encontrá-lo correndo em via movimentada  

Criança de 8 anos, não verbal, foi escoltada por aproximadamente 4 km...

Torneio transforma São Bernardo no principal palco da ginástica rítmica no fim de semana

Evento no Ginásio Poliesportivo reuniu em torno de 3.000 pessoas nas apresentações...