Diadema

Emprega Diadema nos Bairros chega a 10 mil empregos ofertados

Último do ano, feirão do Canhema levou 15 empresas e 7 entidades com ofertas de vagas, cursos, bolsas de estudo e microcrédito para adultos, jovens e pessoas com deficiência

Nesta sexta-feira (17), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) realizou mais uma edição do Emprega Diadema nos bairros, um mutirão de empregos que percorreu a cidade oferecendo vagas de emprego diretamente aos moradores. Foi a última edição do ano, desta vez no bairro do Canhema.

Para o prefeito Taka Yamauchi, trata-se de uma união de forças e compromissos. “Começamos o ano com o maior feirão da história da nossa cidade e percebemos que precisávamos levar essa oportunidade também para os bairros. E aqui estamos, com mais de 10 mil empregos já ofertados”, anunciou. “A gente sabe o quanto voltar a trabalhar é importante para quem está aqui e como cada vaga preenchida é um bem que a gente faz não só para a família, mas a toda a sociedade.”

Kátia de Jesus Magalhães, 43, foi a primeira a chegar, às 6 da manhã. Trabalhadora do setor industrial, está há 2 meses desempregada devido à alta das tarifas imposta pelos Estados Unidos. “As empresas diminuíram a produção e eu fui pega de surpresa”, contou. “O que me salvou foi esse feirão aqui no meu bairro. Facilita muito a gente ter acesso a tantas empresas sem gastar com condução, sem perder o dia inteiro batendo de porta em porta. Sem falar que o atendimento aqui é melhor até do que quando a gente vai até eles.”

Luís Carlos de Paula, 61, nascido e criado no Eldorado, contou que está desde 2024 sem emprego fixo. “Às vezes faço um bico de sorveteiro e sobrevivo com o bolsa família”, disse ele. Mesmo recebendo o benefício, ainda busca um emprego. “Eu moro sozinho e, mesmo assim, o que recebo já é pouco. Acabo comendo menos, para sobrar mais para as contas.” Para ele, a idade não é um empecilho, muito pelo contrário “Me sinto jovem, com 15 anos! E tenho esperança. Ainda mais vendo aqui como a prefeitura se preocupa com quem está desempregado. É essa esperança que alimenta nossa alma.”

“Mais do que emprego, estamos aqui para trazer dignidade de volta a essas pessoas”, comentou o secretário Airton Aparecido da Silva, da Sedet.

Para as empresas, a chance de participar de um feirão como esse é igualmente importante. “Geralmente, recebemos os currículos online ou por whatsapp e aqui temos a oportunidade de um contado mais humanizado com o candidato”, explicou Jonathas de Paula, 35, analista de recursos humanos da Rasec Serviços, que ofereceu 80 vagas, com salários chegando a R$ 8 mil. “O volume de pessoas que passa por aqui otimiza nosso tempo e recursos, pois equivale a dias de captação em nossa sede.” Para o analista, o panorama atual de baixo desemprego mantém o mercado aquecido, mas com muita rotatividade, e cabe às empresas lutar para manter as vagas ocupadas, seja com melhores salários ou mais benefícios. “E feiras como essa fazem parte dessa estratégia, para garantir que sempre tenhamos acesso a bons candidatos.”

O evento aconteceu no Ginásio João do Pulo, com mais de 1.500 vagas, oferecidas por 15 empresas. Além de emprego, a ação contou também com a presença da Fundação Florestan Fernandes, da Fatec e do Senai, oferecendo cursos gratuitos, e a Fundação Santo André, também com cursos livres e sorteio de bolsas de estudos. Aos jovens, havia tanto vagas para primeiro emprego quanto para adolescente aprendiz.

Empregabilidade inclusiva – Uma equipe da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência chamava a atenção na feira, orientando trabalhadores e empresas sobre a contratação de PcDs e oferecendo vagas e serviços.

“Queremos que os contratantes possam enxergar a pessoa com deficiência para além da lei de cotas, com foco no profissional, não na deficiência”, explicou Eduardo Mello, do Polo de Empregabilidade Inclusiva da secretaria. “Para isso nós atuamos nos locais de trabalho, para que acolham bem essa pessoa, e ajudamos o candidato a explorar e comunicar todo o seu potencial. E seguimos acompanhando os que são empregados, ao longo de todo o tempo em que estiverem na empresa, sempre abertos ao diálogo e à solução de desafios.”

O Emprega Diadema nos Bairros contou ainda com o programa Empreendedores da Quebrada, que levou o Sebrae, para esclarecimento de dúvidas sobre empreendedorismo, e o Banco do Povo, com informações sobre microcrédito a pequenos empreendedores.

Para se candidatar às vagas disponíveis em toda a cidade, basta acessar https://emprega.diadema.sp.gov.br e cadastrar seu currículo. A Sedet orienta a sempre manter seu cadastro na plataforma atualizado.



Fonte da Notícia

Artigos relacionados

Diadema inicia obras para implantação do Saúde Integrada da Mulher

SIM terá capacidade para atender cerca de 10 mil mulheres por mês...

Diadema comemora o Dia do Professor triplicando o valor do abono para os profissionais

Prefeito anunciou as novidades para valorização dos profissionais da Educação na manhã...

De forma inédita, escolas municipais de Diadema serão beneficiadas pela 3ª vez no ano com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola

_ Verba será utilizada para manutenção, material didático e pequenos reparos; algumas...

Operação Azul Marinho apreende drogas, arma e dinheiro em dia de ação conjunta de GCMs em Diadema

Após ação integrada, Guarda municipal da cidade continua com rondas e apreensões...