Em comparação a 2020, cidade registrou aumento de 209% na geração de emprego
A cidade de Mauá fechou o quinto mês seguido do ano com saldo positivo na geração de empregos formais, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (30) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do trabalho e Emprego.
Em maio, foram registradas 3.531 admissões e 3.177 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 354 vagas formais. Este é o quinto mês consecutivo de crescimento no índice de empregabilidade no município.
Em comparação com maio de 2024, houve um aumento de 502% na criação de postos de trabalho. Já em relação ao mesmo mês de 2020 — quando o CAGED passou a adotar nova metodologia — o crescimento foi de 209%, tornando maio de 2025 o melhor da série histórica.
No acumulado de janeiro a maio deste ano, Mauá criou 2.301 novos empregos formais, com 18.560 contratações e 16.259 demissões. Isso representa um crescimento de 59% em relação ao mesmo período de 2024.
O setor de serviços foi o principal responsável pelo bom desempenho, com saldo positivo de 274 vagas, seguido pelos setores de comércio, indústria e construção civil.
Para o secretário de Trabalho, Renda e Empreendedorismo de Mauá, Elton Carvalho, os números são reflexo das políticas públicas adotadas no município, como investimentos em qualificação profissional, apoio à formalização e ampliação da equipe de captação de vagas.
“Nossa cidade está conseguindo manter uma recuperação constante do emprego. Isso é reflexo de mais oportunidades: as empresas estão contratando, e nós também estamos fazendo a nossa parte enquanto Poder Público, apoiando a economia local. Ainda temos muito a avançar, mas o resultado é animador”, avaliou o secretário.
Segundo o CAGED, Mauá possui atualmente um estoque de 75.283 trabalhadores com carteira assinada.