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Entenda sobre os Transtornos do Desenvolvimento Infantil


Luciana Brites, Mestre e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento

Quando falamos sobre transtornos do desenvolvimento infantil, surgem muitas dúvidas em relação ao que são e como compreender e identificar o assunto. Os transtornos de neurodesenvolvimento são um grupo de condições que afetam o desenvolvimento infantil, impactando áreas como cognição, comunicação, comportamento e aprendizagem.

Os principais transtornos de neurodesenvolvimento incluem autismo, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), deficiência intelectual, transtornos de aprendizagem e transtornos motores.

As causas dos transtornos de neurodesenvolvimento possuem uma origem complexa, que envolvem fatores genéticos e ambientais que podem interferir no desenvolvimento cerebral. Os fatores genéticos são predisposição hereditária, alterações nos genes que regulam o desenvolvimento do sistema nervoso, fatores ambientais, complicações na gravidez, problemas no parto e exposição a substâncias tóxicas.

O diagnóstico é realizado por uma equipe multidisciplinar com base em observação de comportamentos e critérios do DSM-5. Esses transtornos não possuem marcadores biológicos, como exames de sangue ou ressonâncias magnéticas. O diagnóstico depende de uma avaliação detalhada que analisa o comportamento e o desempenho da criança.

O tratamento, embora não tenha cura, conta com intervenções precoces que ajudam a minimizar os impactos e melhorar a qualidade de vida da criança.

Os transtornos de aprendizagem têm impacto na inclusão escolar e educação. Entender os transtornos é essencial para criar um ambiente escolar inclusivo que permita à criança desenvolver suas potencialidades. Quando há sobreposição de transtornos, como autismo e transtornos de aprendizagem, é crucial que os educadores adaptem suas estratégias para atender às necessidades específicas da criança.

Os transtornos de neurodesenvolvimento são condições complexas que exigem atenção especializada. Com o diagnóstico precoce e intervenções personalizadas, é possível minimizar os impactos no aprendizado, na comunicação e no comportamento. Investir no entendimento dessas condições é fundamental para promover o desenvolvimento do indivíduo e sua inclusão na sociedade.

Luciana Brites é CEO do Instituto NeuroSaber, psicopedagoga, psicomotricista, mestre e doutoranda em distúrbios do desenvolvimento pelo Mackenzie, palestrante e autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem. Instituto NeuroSaber  https://institutoneurosaber.com.br

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