Ribeirão Pires

Equipe ambiental de Ribeirão Pires realiza quase 300 operações em janeiro

Com foco no bem-estar animal e na preservação da fauna, a equipe realizou resgates, castrações e combate a maus-tratos no primeiro mês do ano

A Equipe de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Ribeirão Pires fechou janeiro com um balanço positivo: 295 operações realizadas. A força-tarefa da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal incluiu resgates de animais silvestres, domésticos e comunitários; combate a maus-tratos, castrações e ações de reintegração de animais à Natureza.

Foram registrados 120 resgates de animais silvestres, como pássaros, gambás e cobras, que, após passarem por avaliação, foram reintegrados aos seus habitats. No total, incluindo animais que já estavam em tratamento, 142 puderam voltar à Natureza neste período. Além disso, a equipe socorreu 123 animais domésticos, como cães e gatos, e 22 comunitários, reforçando o cuidado com animais em situação de vulnerabilidade.

Outro ponto de destaque foi o enfrentamento às ocorrências de maus-tratos, com 55 casos atendidos. A equipe agiu em situações de abandono, negligência e violência contra os animais, promovendo acolhimento e suporte aos bichos em situação de risco. “As denúncias que recebemos são fundamentais para que possamos agir rapidamente e proteger os animais. Contamos com a colaboração da população nesse trabalho”, comentou o secretário de Clima, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Temístocles Cristofaro.

Além dos resgates e das ações de proteção, a equipe intensificou o trabalho preventivo para evitar a superpopulação de animais domésticos. Durante o mês, foram realizadas 111 castrações gratuitas, auxiliando na redução de casos de abandono e promovendo o controle de zoonoses. As castrações fazem parte de um programa contínuo da Prefeitura, que também inclui campanhas de conscientização.

De acordo com a secretaria, o volume de operações realizadas reflete o compromisso da gestão com uma cidade mais sustentável e empática. “Estamos focados em criar um ambiente onde todos – pessoas e animais – possam viver com qualidade de vida. As ações da nossa equipe mostram como as políticas públicas podem impactar positivamente o dia a dia da cidade”, afirmou o secretário.

A população também tem papel fundamental nesse processo. Denúncias de maus-tratos ou pedidos de resgates podem ser feitos pelo telefone ou WhatsApp (11) 4824-4197 da equipe, assim como pelo aplicativo Ribeirão Pires Digital, que também recebe denúncias e inscrições para participar do programa de castração.

banner transito 1500x250 6250x1042

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

26ª Mostra de Teatro de Ribeirão Pires movimenta a cena cultural até 16 de novembro

Evento organizado pelo Núcleo de Teatro Arquimedes Ribeiro da EMARP oferece apresentações...

Prefeitura de Ribeirão Pires promove curso gratuito de Gestão de Pequenos Negócios

Ação busca impulsionar o empreendedorismo e fortalecer a economia de Ribeirão Pires...

Ribeirão Pires divulga 63 vagas de emprego do Atende Fácil para a próxima semana

O G7 Notícias levará ao leitor/telespectador, o melhor da informação com credibilidade...