Ribeirão Pires

Escoteiros participam de atividade ambiental no Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco

Ação educativa integra a programação do Junho Verde e aproximou crianças de projetos ambientais e da fauna local

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação, realizou, neste sábado (7), atividade de educação ambiental com escoteiros mirins do grupo Anderson Rossi de Almeida (GEARA) da cidade, no Parque Professor Luiz Carlos Grecco. A ação contou com atividades lúdicas e de conscientização voltadas à preservação do meio ambiente.

A iniciativa faz parte do calendário do Junho Verde e promoveu o contato das crianças com animais silvestres e projetos ambientais desenvolvidos pelos Departamentos de Gestão Ambiental e de Bem-Estar Animal.

A programação fez parte do Junho Verde, campanha municipal que destaca ações voltadas ao meio ambiente ao longo de todo o mês de junho. O evento com os escoteiros também reforça o compromisso com a Agenda 2030 e com o combate ao aquecimento global.

Durante a atividade, as crianças participaram de dois momentos distintos, ambos pensados para estimular o contato com o meio ambiente e promover o conhecimento sobre a biodiversidade local.

“Hoje foi um dia muito legal! Eu nunca tinha visto uma jiboia de perto, e achei ela bem diferente do que eu imaginava. Também aprendi um monte sobre abelhas sem ferrão e como elas ajudam a fazer crescer as frutas e flores. Agora eu quero cuidar mais da natureza e contar pros meus amigos o quanto os insetos são importantes!”, disse o escoteiro mirim, Lucas Moreira de 9 anos

No primeiro momento, os pequenos escoteiros tiveram a oportunidade de conhecer de perto animais silvestres da fauna local, como uma serpente da espécie jiboia. A interação foi acompanhada por educadores ambientais e garantindo que todas as normas de segurança e bem-estar animal fossem seguidas.

Essa experiência direta com os animais teve como objetivo desmistificar o medo, incentivar o respeito e mostrar a importância de cada espécie na manutenção do equilíbrio ambiental.

Na sequência, as crianças participaram de dois projetos educativos da Prefeitura: o Abelhas da Mata e o Incrível Mundo dos Insetos. Ambas as iniciativas foram desenvolvidas para abordar temas fundamentais de forma lúdica e envolvente.

O projeto Abelhas da Mata mostrou aos escoteiros a importância das abelhas para o ecossistema, com foco especial nas espécies nativas sem ferrão. As crianças aprenderam sobre o papel das abelhas na polinização e na produção de alimentos.

Já o projeto Incrível Mundo dos Insetos apresentou aos participantes a diversidade e relevância dos insetos no meio ambiente. Os jovens conheceram curiosidades sobre a anatomia e o comportamento desses seres e sua função na cadeia ecológica.

Além de despertar o interesse pelas ciências naturais, a atividade também buscou sensibilizar as crianças sobre os impactos das ações humanas no planeta, incentivando práticas sustentáveis desde a infância.

Artigos relacionados

Guto Volpi anuncia primeira Delegacia da Mulher da história de Ribeirão Pires

Prefeito anunciou o serviço ao lado do deputado estadual Thiago Auricchio, que...

24 vagas de emprego no Atende Fácil Ribeirão Pires para a próxima semana

O G7 Notícias levará ao leitor/telespectador, o melhor da informação com credibilidade...

Termina amanhã (1º) o prazo para adesão ao programa de refinanciamento em Ribeirão Pires

Termina amanhã (1º) o prazo para adesão ao programa de refinanciamento em...

Ribeirão Pires e Detran-SP realizam ação de conscientização para motociclistas

Ribeirão Pires e Detran-SP realizam ação de conscientização para motociclistas G7 Notícias...