Trecho de 5 km exclusivo para motos já apresenta grandes resultados e integra plano de expansão da mobilidade do município
Transitar nas grandes cidades é sempre um grande desafio por conta da quantidade de veículos e da organização do trânsito que é planejada dia após dia. Em São Bernardo, os resultados do planejamento, principalmente voltado à segurança viária, já estão sendo reconhecidos. Instalada em maio deste ano, a Faixa Azul na Avenida 31 de Março, no bairro Taboão, já apresenta resultados positivos e aprovação dos motociclistas que utilizam diariamente a via para deslocamentos e atividades profissionais.
O investimento de R$130 mil, com recursos do Tesouro Municipal, possibilitou a construção de 5 quilômetros de pista exclusiva para motos – 2,5 km em cada sentido –, que se conecta diretamente à Faixa Azul já existente na Avenida Lions. Juntas, as vias passam a formar um trecho contínuo de segurança voltado para motociclistas em um dos principais eixos viários da cidade.
A prefeita de São Bernardo, Jessica Cormick, destacou a relevância do programa para a cidade. “A Faixa Azul é mais do que um espaço para os motociclistas: é uma política pública de proteção à vida. Estamos transformando São Bernardo em referência nacional em mobilidade segura, ampliando o cuidado com os cidadãos que circulam sobre duas rodas. O nosso compromisso é avançar cada vez mais, com investimentos que salvam vidas e modernizam o trânsito.”
O projeto, que é referência em segurança viária, já soma quase 9,2 km de faixa exclusiva para motos, sendo 5km na Av. 31 de Março e 4,2km na Av. Lions. Para os trabalhadores que dependem da moto em suas rotinas, a diferença já é sentida. “A Faixa Azul reduziu muito o risco de acidentes. Hoje conseguimos circular com mais tranquilidade, sem precisar disputar espaço nos corredores com os carros. É uma conquista importante para quem trabalha nas ruas e precisa chegar no destino com segurança”, relatou Carlos Santos, motoboy que percorre diariamente a região.
Na mesma linha, o entregador Bruno de Almeida destacou que a medida trouxe mais fluidez ao trânsito. “Antes era comum sofrer fechadas e andar espremido entre os carros. Agora temos um espaço maior, que diminui o risco de colisão e garante agilidade. A Faixa Azul é uma necessidade para quem vive o trânsito todos os dias e deveria ser ampliada em outros pontos da cidade”, completou.
*EXPANSÃO DO SISTEMA* – O município já deu novos passos para a consolidação de um verdadeiro corredor azul de mobilidade, que ligará diferentes regiões de São Bernardo. Durante a “Conferência Nacional de Segurança no Trânsito – Protegendo Vidas Sobre Duas Rodas”, realizada entre 28 e 30 de junho em Brasília pelo Ministério dos Transportes e pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a Prefeitura protocolou solicitação formal para a implantação de mais um trecho da Faixa Azul: a Avenida Engenheiro Otávio Manente, com 2,69 km de Faixa Azul por sentido.
A via é estratégica, pois fará a conexão entre a Faixa Azul da Avenida Lions e a da Avenida Robert Kennedy — já autorizada em julho —, formando um corredor seguro e alternativo à sobrecarregada Rodovia Anchieta. Estudos de viabilidade apontam a possibilidade de implantação de 2,69 km por sentido, reforçando a integração viária entre os bairros Piraporinha, Pauliceia e Taboão, além de ligação ao Corredor ABD.
Anteriormente o município já obteve autorização para implementar a faixa azul na Robert Kennedy, com cerca de 3,1 km em cada sentido. No total, o município espera ter cerca de 20 km de faixa azul nos próximos meses.
“A experiência da Avenida 31 de Março comprova que a Faixa Azul é um investimento que salva vidas, reduz acidentes e traz mais qualidade de circulação para motociclistas e motoristas. Seguiremos empenhados em expandir o sistema para consolidar uma rede contínua de segurança viária em São Bernardo”, afirmou o secretário de Transporte, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, Francisco Carone. Com a expansão da Faixa Azul, São Bernardo reforça o protagonismo na implementação de medidas de segurança viária e reafirma o compromisso de consolidar um trânsito mais seguro, inclusivo e eficiente para todos.