São Bernardo

Faixa Azul é concluída na Av. Lions, em São Bernardo, e reforça plano de segurança viária

Implantação do sistema compreende mais de 2 quilômetros de extensão, garantindo maior organização e fluidez no trânsito; estudos para ampliação do projeto já foram iniciados

A implantação da Faixa Azul na Avenida Lions, em São Bernardo, foi finalizada pela Prefeitura e já está completamente em operação nos dois sentidos da via, um dos principais corredores da cidade, que liga o município a Santo André, Diadema e à Rodovia Anchieta, em garantia a mais uma medida para otimizar o fluxo de veículos. Com 2,1 quilômetros de extensão, o novo sistema de segurança viária tem o objetivo de reduzir acidentes envolvendo motociclistas e melhorar o tráfego no local.

O projeto foi autorizado pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e teve sua execução concluída. Com a medida, a Prefeitura corrige uma lacuna na mobilidade urbana da região, dando continuidade à faixa já existente na Avenida Prestes Maia, em Santo André.

O prefeito Marcelo Lima destacou que a entrega da Faixa Azul representa um avanço significativo para a segurança no trânsito. “Nosso compromisso é garantir um trânsito mais seguro e organizado. A Faixa Azul traz mais proteção aos motociclistas e contribui para melhorar o fluxo de veículos, além de reduzir a pressão sobre os serviços de saúde. Seguimos firmes na missão de tornar São Bernardo referência em mobilidade e segurança viária”, afirmou.

De acordo com a Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, cerca de 70% dos acidentes registrados na Avenida Lions englobam motociclistas. O titular da pasta na cidade, Francisco Carone, salientou que a execução da Faixa Azul se baseou em estudos técnicos detalhados. “A análise de fluxo e ocorrências demonstrou a necessidade desta medida. Com a nova faixa, organizamos a circulação e ampliamos a proteção para quem utiliza a via diariamente”, pontuou.

EXPANSÃO – A Prefeitura já avalia a expansão da Faixa Azul para outras vias do município, consolidando São Bernardo entre as cidades que adotam as melhores práticas de mobilidade e segurança no trânsito. Segundo a Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, está sendo realizado um estudo para a ampliação deste equipamento para outros locais do município, que recebem uma alta demanda de motociclistas e também registraram índices importantes de ocorrências.

Só em 2024, São Bernardo registrou 2.245 chamados ao SAMU em ocorrências envolvendo motociclistas. O projeto visa não só a diminuição dos índices de acidentes, mas também reduzir a alta demanda na saúde de pessoas acidentadas no município.

“A Faixa Azul tem se mostrado uma solução eficiente para organizar o tráfego e reduzir os riscos de acidentes em outras cidades, especialmente em vias de grande movimento. Por esse motivo, nós trouxemos essa grande novidade para São Bernardo, a partir de um estudo amplo das vias da nossa cidade, por isso o compromisso é avançar com medidas que tornem a mobilidade mais segura e eficiente para todos, e a expansão deste projeto reforça essa prioridade”, emendou o chefe do Executivo municipal.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Médicos das UPAs de São Bernardo realizam formação em emergências pediátricas

Medida tem como propósito principal melhorar os desfechos dos atendimentos no sistema, aumentando...

Prefeito Marcelo Lima visita Embaixada em Dublin e recebe apoio do órgão a alunos do Conecta

Encontro de cortesia com Flávio Helmold Macieira, representante do Brasil na Irlanda,...

Prefeito vai à Irlanda para visitar os 20 alunos em intercâmbio do Conecta São Bernardo

Estudantes do Ensino Médio da rede pública da cidade beneficiados pelo inédito...

Obras do Viaduto Estaiado Robert Kennedy ultrapassam mais de 90% de execução com nova etapa de concretagem

Intervenção de grande porte, tocada pela gestão municipal, é considerada uma das...