Ribeirão Pires

Festival do Chocolate de Ribeirão Pires reforça acessibilidade e inclusão no segundo sábado de programação

Com aprovação do público, o Cidadania Aqui levou ao Paço Municipal distribuição de cordões de identificação e abafadores auriculares

O segundo sábado (16) do Festival do Chocolate de Ribeirão Pires contou com destaque para a inclusão. Na edição especial de 20 anos, que segue até 31 de agosto, a cidade celebra além da gastronomia e cultura, mas também a inclusão, com a distribuição de cordões, símbolo mundial de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, levando informação e acolhimento ao público.

A equipe do Cidadania Aqui, que marca presença todos os dias da festa no Paço Municipal, oferece apoio e orientações. E foi assim que a pequena Heloísa Moraes, acompanhada dos pais Jéssica e Paulo e da irmã Karolina, pediu o cordão ao ver o material de divulgação. “Ela viu o folder e pediu o cordão para si própria. Aproveitamos o momento para esclarecer dúvidas sobre as doenças não-visíveis que competem ao outro cordão, de girassol”, contou a mãe, Jéssica Moraes.

A ação também marcou a vida de Anderson Sapanos Lacerda, 22 anos, diagnosticado com autismo desde pequeno. Ele soube da distribuição pelas redes sociais da Prefeitura e fez questão de participar. “É importante poder usar o cordão para que as pessoas compreendam melhor minha condição no dia a dia”, destacou.

Outra medida de inclusão que fez diferença neste sábado foi o empréstimo dos abafadores auriculares para pessoas com hipersensibilidade auditiva. A moradora Patrícia Verônica Hernandez James, 44 anos, levou a filha Ágata Helena, de 10 anos, para assistir a uma apresentação do projeto Sábado com Dança. “Ela só topou vir quando soube que poderia ver a apresentação com o fone. E está adorando. Para nós, isso significa poder participar de momentos especiais sem medo de desconforto”, afirmou a mãe.

A festa também abre espaço para uma convivência plural e afetiva, em que até os pets têm vez. A moradora de São Carlos, Ivana Matos, 29 anos, esteve acompanhada da irmã Bruna Matos, 26 anos, do Centro de Ribeirão, e dos cães da família. “Acabei de chegar em Ribeirão e já viemos para cá. Não deixaríamos eles em casa, sendo que dá pra trazer com segurança”, comentou Ivana, que curtiu o sábado com música, chocolate e companhia de quatro patas.

O Festival do Chocolate conta com 128 empreendimentos locais integrados ao Festival. Entre eles a Uniexpress, localizada na Miguel Prisco, que participa pela primeira vez do Festival do Chocolate de Ribeirão Pires e trouxe, além de caldos e bolos gelados, o delicioso V8 Duplo, lanche com duas carnes, alface, tomate, picles e queijo cheddar cremoso no pão de brioche. “Esse novo formato valoriza muito o comércio local e abre espaço para que empresas como a nossa possam mostrar seu trabalho e se conectar diretamente com a comunidade”, disse o empreendedor Gabriel Novais.

*Atrações diversificadas* – No Palco Memorial Santo Antônio, a tarde começou com o show de Mariane Mattoso e Diagonal Trio, seguiu com o regionalismo envolvente do Cambuci da Serra e finalizou ao som de Juninho Morada. Já na Vila do Doce, a programação trouxe o grupo Miudinho; Guto Freitas e, para fechar a noite em clima de festa, o balanço contagiante do Samba do Povo.

Pelas ruas do Centro, a magia ganhou forma com as Estátuas Vivas, enquanto o som tomou conta dos cantos da cidade com o talento de Doeji Violinista, Elias Saxofone Itinerante e Luiz Fernando Acordeon, transformando cada esquina em um palco de surpresas.

Neste domingo a programação do Festival começa a partir das 12h, com atrações infantis como o show da Luna, às 15h, além de toda a programação dos parques de diversões e atrações de rua. Durante a noite, também no Palco Choco Paço, a dupla sertaneja Bruno e Barretto sobem para cantar os maiores sucessos da carreira. A programação completa está disponível no vemprochocolate.com,br ou no instagram festivaldochocolate.

Artigos relacionados

Projeto Tigela Cheia recicla meia tonelada de garrafas PET no Festival do Chocolate

Iniciativa reuniu ações de reciclagem, bem-estar animal, saúde e solidariedade em Ribeirão...

Segundo final de semana do Festival do Chocolate começa ao som dos clássicos de cinema

Edição especial de 20 anos celebra gastronomia artesanal, memórias afetivas e atrações...

Ribeirão Pires é a segunda cidade do ABC mais alinhada à Agenda 2030 da ONU

Município subiu 480 posições no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades –...

Fundo Social de Ribeirão Pires apresenta projetos sociais à primeira-dama de Rio Grande da Serra

Iniciativas como o Bazar Solidário, cursos de capacitação e oficinas culturais foram...