Evento valoriza artistas locais e movimenta o centro de Ribeirão Pires com programação gratuita para toda a família
De 8 a 31 de agosto, Ribeirão Pires realiza o Festival do Chocolate, que celebra 20 anos com agenda cultural gratuita e novo formato que passa a ser realizado em formato urbano nas ruas da região central. Ao todo, serão 100 apresentações artísticas distribuídas em três espaços: Choco Paço, Palco Santo Antônio e Palco da Vila do Doce. A programação contempla diferentes estilos e formatos, com atrações nacionais, espetáculos infantis, orquestras, corais, dança e teatro.
“O novo formato urbano do Festival é uma forma de ocupar nossas ruas e praças com cultura, movimentar o centro da cidade e atrair ainda mais visitantes. É uma ação que fortalece diretamente o comércio local e faz parte da nossa estratégia de incentivar a economia criativa, descentralizar o acesso à cultura e injetar cerca de R$ 10 milhões na economia do município ao longo do mês de agosto”, explicou o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.
No Choco Paço, instalado no Paço Municipal, estão programadas 30 apresentações. Entre elas, nomes como Blues Beatles, Negritude Jr, Silvio Brito, Bruno & Barretto, Lorena Alexandre, Márcio Gomes, Rafa Torres, além dos espetáculos Mundo Bita, Beatles para Crianças e Show da Luna. Artistas locais também marcam presença, como a Banda Sinfônica da FASCS, Coral Meraki e Big Band Salada Mista.
O Palco Santo Antônio será um espaço dedicado a escolas de música, grupos independentes e talentos da cidade. Já o Palco Vila do Doce reúne 37 apresentações, sendo o palco com maior número de performances, com destaque para o show Flash Back, que terá edições aos domingos ao longo do evento.
Além da parte cultural, o Festival do Chocolate se destaca pela variedade gastronômica, que inclui desde clássicos como churros, espeto de morango e panqueca americana até criações inéditas como pudim de cambuci com chocolate, chopp de chocolate, vinho com licor de cacau, filé mignon e costelinha ao molho de chocolate. Mais de 70 estabelecimentos gastronômicos e 20 comércios diversos participam da edição especial.
A entrada no evento é solidária, com a doação de 1kg de alimento não perecível ou 1kg de ração para pets, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires. Com formato inovador, economia de recursos e impacto social, o Festival consolida sua importância no calendário cultural do estado e reforça o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável e a valorização da cultura local.