Últimas notícias

Fibromialgia como deficiência é tema de seminário na Alesp nesta segunda-feira


Organizado pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP), encontro aberto ao público terá início às 18h30, no Auditório “Teotônio Vilela”; parlamentar é autor de Projeto de Lei que garante a pacientes de fibromialgia os mesmos direitos de pessoas com deficiência

A capital paulista será palco, nesta segunda-feira (11/8), de importante diálogo sobre os impactos da fibromialgia na qualidade de vida dos pacientes. Organizado pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP), o seminário “Fibromialgia como Deficiência em SP” vai reunir especialistas, representantes da sociedade civil e autoridades. A intenção do encontro é reforçar a necessidade de se implementar políticas públicas no estado de São Paulo nesta seara. O evento ocorre a partir das 18h30, no Auditório “Teotônio Vilela” da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) – (avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera).

Aberto ao público, o seminário vai abarcar palestras sobre os aspectos clínicos, mentais e institucionais da fibromialgia – caracterizada por dores musculoesqueléticas generalizadas, associadas a sintomas como fadiga extrema, distúrbios do sono, alterações de memória e na concentração, além de sintomas depressivos e ansiedade.

Entre os palestrantes convidados por Rafa está o médico neurologista e especialista em Dor, pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, Bruno Hojo Rebouças; o professor de Medicina e anestesiologista Carlos Marcelo de Barros, especialista em Dor e Cuidados Paliativos, pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal); Maurício Leite, cirurgião ortopedista de mão e de punho e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT); o farmacêutico bioquímico Jorge Pinezzi; a psicanalista Renata Cobra; e a procuradora Telma de Freitas Fontes, da Procuradoria Geral do Estado (PGE) de São Paulo.

O parlamentar do Cidadania-SP é autor do Projeto de Lei (PL) 1.573/2023, que reconhece a fibromialgia como deficiência, garantindo a todos os pacientes em solo bandeirante os mesmos direitos de pessoas com deficiência (PCD), como inclusão; e acesso à educação, à saúde, ao trabalho, ao transporte, ao lazer e à previdência social – só para citar alguns benefícios.

O texto foi aprovado na Alesp em junho do ano passado, mas vetado pelo governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), um mês depois – fato lamentável, segundo Rafa. Para o deputado autor da matéria, faltou sensibilidade por parte do Estado face ao assunto:

“Agora, vamos reunir especialistas, representantes da sociedade civil e autoridades para tratar sobre o tema (fibromialgia). Acredito que o seminário terá o poder de evidenciar as urgências que pacientes com a síndrome enfrentam diariamente em nosso estado. Tal doença ainda é pouco compreendida pela sociedade e até mesmo por setores do poder público. Quem tem fibromialgia sente dores insuportáveis, o que requer tratamento contínuo e políticas públicas que garantam qualidade de vida ”, complementa o parlamentar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que entre 2% e 4% da população tenha fibromialgia, sendo a maioria mulheres, entre 30 e 60 anos. Embora ainda sem cura, o diagnóstico precoce e o tratamento multidisciplinar são fundamentais para o alívio dos sintomas e melhora funcional.

Os interessados em participar do seminário “Fibromialgia como Deficiência em SP” podem confirmar presença pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSecxCZjqbJA2XO7vj99sBeV7FbVg9d1STxK1eUOdHbOH_HJqQ/viewform?usp=header.

18





Fonte da Matéria

Artigos relacionados

Polícia Militar recupera motocicleta roubada e apreende adolescente na zona sul

Policiais do 27º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano apreenderam um adolescente e...

Braskem celebra formatura da 4ª edição do projeto Costura Criativa

Iniciativa une capacitação profissional, sustentabilidade e economia circular ao transformar uniformes desativados...

Homem é preso com cocaina avaliada em R$ 6 milhões no interior de SP

  Foram apreendidos 250 tijolos do entorpecente Um homem de 39 anos...

Desmanches clandestinos em SP resultam em 14 prisões e mais de 500 peças de veículos apreendidas

Em duas ações distintas contra desmanches clandestinos de veículos, as Polícias Civil...