Diadema

Força-Tarefa na Saúde de Diadema começa com 800 agendamentos neste sábado

Mutirão teve início neste sábado (01/02) e vai mais que triplicar a capacidade de realização de exames no mês de fevereiro

Com a meta de reduzir a fila de exames e consultas médicas pela metade nos 100 primeiros dias do governo, a Prefeitura de Diadema iniciou a Força-Tarefa na Saúde no sábado (01/02). Cerca de 800 agendamentos foram feitos pela Secretaria Municipal da Saúde para hoje. Nesta primeira fase, a capacidade de realização de exames será mais que triplicada e passará de 3 mil para 10,5 mil em fevereiro.

A Força-Tarefa é uma das ações prioritárias dos 100 primeiros dias do governo. Todos os sábados do mês, estarão abertos o Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde Engenheiro Osvaldo Misso e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Nogueira, ABC, Paulina e Parque Real. Além disso, durante a semana, a capacidade de atendimento será dobrada no Quarteirão e triplicada nas quatro UBSs.

O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, acompanhou o início da Força-Tarefa. “É uma grande ação para atender a uma demanda muito séria da população. Nosso objetivo inicial nos 100 primeiros dias de governo é poder já cortar a fila de 120 mil exames e consultas pela metade. O objetivo final é zerar a fila, ofertando melhorias que a população merece”, afirmou.

O secretário municipal da Saúde, Antônio Carlos do Nascimento, destacou os esforços para reduzir a fila. “Iniciamos hoje uma grande batalha, que vai se estender pelo tempo que for necessário para entregarmos uma saúde digna à população de Diadema”, disse.

O secretário-adjunto da Saúde, Gustavo Tomaz, reforçou que a Força-Tarefa é uma ação prioritária da pasta. “Uma ação deste tamanho só é possível com o comprometimento de todos. Agradecemos a participação dos profissionais da saúde nesse grande mutirão. E é importante que os moradores fiquem atentos ao telefone, já que as unidades estão entrando em contato com os pacientes para agendamento”.

Saúde da mulher
O primeiro dia da Força-Tarefa teve foco na saúde da mulher. As pacientes fizeram exames de ultrassom e, com o laudo em mãos, já passaram em consulta com médico ginecologista.

“Achei todo o atendimento maravilhoso e de muita qualidade, tudo muito bem organizado. Não fiquei nem uma hora aqui, já fiz o exame e passei em consulta, o médico me tranquilizou e me orientou”, contou a moradora do Parque Real, Evania Ébia Pereira, que aguardava a realização do exame há nove meses.

Moradora do Serraria, Tairine dos Anjos da Silva aguardou cerca de um ano para fazer o ultrassom. “A UBS entrou em contato para agendar, achei ótimo não ter mais enrolação, super rápido o atendimento, fiz o exame e já tirei as dúvidas em consulta”.

Para Dinacy Ferreira, do Casa Grande, que aguardava o exame há oito meses, destacou que o mutirão foi muito bom. “Temos que nos cuidar sempre e a melhor forma é a prevenção, poder fazer os exames e sair sem dúvidas da consulta médica”.

Rosimeire dos Santos, moradora do Serraria, aguardava há oito meses pelo ultrassom e também elogiou a agilidade no atendimento durante a Força-Tarefa. “Ligaram para mim no começo da semana para estar aqui hoje, fiz o exame e o médico já viu os resultados. Muito importante para nós mulheres podermos nos cuidar, as doenças estão aí e temos que fazer a prevenção”, afirmou.

Etapas
Nesta primeira etapa de fevereiro, serão realizados exames de raio-X, ultrassonografia, ecocardiografia, ecodopplercardiograma e mamografia. Já as consultas com as especialidades no mutirão serão de ginecologia, ortopedia (adulto e pediátrica), cardiologia (adulto e pediátrica) e oftalmologia geral.

Para as próximas fases, serão incluídos tomografia, endoscopia, colonoscopia, consultas de dermatologia, endocrinologia, neurologia (adulto e infantil), proctologia, reumatologia, otorrinolaringologia e urologia.

Os pacientes estão sendo contatados pelas equipes de saúde para agendamento dos exames e consultas.



Fonte da Notícia

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Diadema zera a fila de espera por vaga em creche e amplia o acesso à Educação Infantil

Programa Creche 100% avança com chamamento público, horários estendidos e adequação de...

Sistema Fast Track estará em toda rede 24 horas de Diadema

Novo fluxo de pacientes, que teve início na UPA Centro, vai diminuir...

Próximo fim de semana terá 1º Festival Oriental em Diadema

Dias 1 e 2 de novembro, o Rua da Gente será espaço...

Parque Ecológico do Eldorado vai ganhar nova base da GCM de Diadema

Parque Ecológico do Eldorado vai ganhar nova base da GCM de Diadema...