Santo André

Fórum Paranapiacaba fortalece candidatura da Vila como patrimônio mundial da Unesco

Evento será nesta quinta (8), às 10h, no Cine Lyra, para lançar oficialmente a parceria da Prefeitura com a PUC-Campinas

Com o propósito de alinhar critérios para obter o reconhecimento de Paranapiacaba como patrimônio histórico mundial junto à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), será realizado o Fórum Paranapiacaba nesta quinta-feira (8), às 10h, no Cine Lyra (avenida Fox, s/nº), na parte Baixa da Vila, em Santo André.

O evento servirá também para oficializar e fortalecer a parceria da Prefeitura, através da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense, com a PUC (Pontifícia Universidade Católica) Campinas, firmada em dezembro de 2024. Tem ainda apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), instituição pública de fomento à pesquisa acadêmica ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo.

“A parceria é importante para a nossa história e nosso futuro, um momento especial para unir preservação, conhecimento e desenvolvimento da Vila”, ressalta o subprefeito de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabio Picarelli.

O objetivo deste encontro será envolver a comunidade local na elaboração de um plano de gestão que possibilite viabilizar a candidatura, bem como a definição dos objetos de pesquisa e a formação dos grupos técnicos de coordenação.

Como partes do projeto de pesquisa estão a incorporação dos desafios locais; a ampliação e participação do conhecimento científico no processo de definição e vice-versa; o desenho, redesenho e análise de políticas públicas de preservação e gestão do patrimônio cultural e ferroviário.

A mesa será composta pelo subprefeito Fábio Picarelli, que fará a abertura; a professora titular e pesquisadora da escola de Arquitetura, Artes e Design da PUC Campinas, Maria Cristina da Silva Schicchi, com intermediação do arquiteto e diretor de Paranapiacaba, Carlos Eduardo Palazzi.

O Fórum Paranapiacaba será aberto a todos os interessados, sobretudo de técnicos e gestores do governo Gilvan Junior; pesquisadores, historiadores, arquitetos, pós-graduandos, geógrafos e estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de História. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Artigos relacionados

Santo André inicia ações de conscientização do Maio Amarelo

Atividades deste ano pretendem alertar a população sobre comportamentos seguros nas ruas...

Santo André realiza Feirão de Inclusão Produtiva e Emprego com mais de 5 mil vagas

Edição deste ano acontece totalmente em formato virtual de 7 a 29...

Mercado de Flores da Craisa é opção para compra do Dia das Mães

Maio, também conhecido como Mês das Noivas, traz diversidade de rosas, astromélias,...

Procon Santo André orienta consumidores para compras do Dia das Mães

Órgão de defesa do consumidor recomenda que é necessário planejar o orçamento...