A fotografia de Nicolás Maduro, compartilhada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em sua plataforma Truth Social, na tarde de sábado, 3 de janeiro, enquanto o venezuelano era levado para os Estados Unidos a bordo de um navio de guerra, rapidamente se tornou um “meme” na internet.
A imagem inédita mostra o presidente venezuelano algemado, vestindo um agasalho cinza, com os olhos cobertos e usando protetores auditivos. A foto passou a circular amplamente nas redes sociais e gerou inúmeras reações entre os internautas.
Em geral, as brincadeiras e comentários sobre a detenção de Nicolás Maduro estão relacionadas ao seu visual. Alguns usuários afirmaram que o venezuelano parecia ter acabado de sair de uma boate.
Há também quem tenha comentado que Maduro parecia estar a caminho de uma “Bizarrap Session”, em referência ao DJ e produtor argentino Bizarrap, conhecido por aparecer frequentemente usando óculos escuros.
qué es esta foto de maduro está por hacer una bizarrap session pic.twitter.com/mNjwAtnisS
— bel (@ipushimback) January 3, 2026
Meme of the day. #Maduro #Venezuela #Nike pic.twitter.com/sVaQD70wWp
— Harry Berries (@MrHarryBerries) January 3, 2026
A inteligência artificial foi também usada para ‘dar vida’ à fotografia.
Cuando publican la foto perfecta para poder hacer el meme del día. #NicolasMaduro #DonaldTrump pic.twitter.com/efhlaS13wK
— mescojono (@mescojono) January 3, 2026
La verdadera imagen de Nicolás maduro en estos momentos pic.twitter.com/0bcb2uykkq
— LEGIÓN ENDOGENA (@ElOpositorFinal) January 3, 2026
Comienzan a salir MEMES luego de la captura de Nicolás Maduro. pic.twitter.com/D6EFCLGqIG
— Caoz (@Caoz_ES) January 3, 2026
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores, foram capturados pelos Estados Unidos e retirados do país à força na madrugada de sábado. O líder venezuelano foi acusado de diversos crimes, incluindo narcoterrorismo, conspiração para importar cocaína e delitos relacionados ao uso de armas automáticas.
A captura ocorreu na madrugada de sábado, 3 de janeiro, após uma operação militar conduzida pelos Estados Unidos realizar ataques aéreos em várias regiões da Venezuela, inclusive na capital, Caracas. Na ocasião, houve relatos de explosões e movimentação de aeronaves militares sobre a cidade.
Posteriormente, o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que seu homólogo venezuelano foi capturado e removido à força do país após os Estados Unidos promoverem um “ataque em grande escala”.
Da Venezuela a Nova York: o trajeto de Maduro após a captura
Após serem detidos em sua residência oficial, Maduro e a esposa foram levados para Guantánamo a bordo do navio de guerra norte-americano USS Iwo Jima.
O casal desembarcou em Nova York no fim da tarde de sábado. Com a chegada do avião militar Boeing 757 ao aeroporto internacional Stewart, dezenas de agentes de diferentes agências federais dos Estados Unidos, como o FBI (Departamento Federal de Investigação) e a DEA (Administração de Controle de Drogas), entraram na aeronave.
Maduro foi então encaminhado ao Centro de Detenção Metropolitano (MDC), uma prisão federal no Brooklyn, onde passou a primeira noite sob custódia.
Vale destacar que a operação militar dos Estados Unidos na Venezuela e a prisão de Nicolás Maduro provocaram reações em todo o mundo. Enquanto alguns apoiaram a decisão de Donald Trump, outros criticaram e condenaram a captura do líder venezuelano.














