São Bernardo

GCM de São Bernardo registra 257 ocorrências durante Operação Força Azul Marinho

Ação também apreendeu um barco de pesca irregular, além de 110 metros de rede e outros 5kg de pescado

A Guarda Civil Municipal de São Bernardo, sob a Operação Força Azul Marinho, registrou 257 ocorrências entre sexta-feira (27/6) e o início da manhã desta segunda-feira (30/6). A Operação Força Azul Marinho é uma ação integrada entre as setes GCMs das cidades do Grande ABC, com o foco no reforço de segurança nas áreas de divisas entre os municípios, bem como rondas ostensivas em outras regiões de cada cidade.

Neste domingo (29/6) a Guarda Civil Ambiental, durante patrulhamento no entorno da Represa Billings flagrou dois indivíduos retirando redes de pesca do local. Após abordagem, constatou-se que os mesmos não possuíam licença de pescador profissional. “Além da apreensão de 110 metros de rede de pesca, 5kg de pescado e um barco de 3 metros, os homens receberam multa de R$ 2100 pela falta de licença. Esse é o resultado de um patrulhamento com planejamento”, salientou o prefeito Marcelo Lima.

OUTRAS OCORRÊNCIAS – Neste final de semana, a GCM de São Bernardo também fez o atendimento de 155 ocorrências de desordem e perturbação; 11 apoios a mulheres vítimas de violência doméstica; um furto a estabelecimento comercial, dentre outros.

OPERAÇÕES CONJUNTAS – A Operação Força Azul Marinho faz parte de um conjunto de ações conjuntas entre a Prefeitura e as forças de segurança. Desde fevereiro deste ano, a GCM de São Bernardo também tem atuado em ações integradas com a Polícia Militar e Polícia Civil que têm como foco a intensificação do policiamento preventivo em diversas regiões de São Bernardo, ampliando a presença das forças de segurança nas ruas e garantindo maior tranquilidade para os cidadãos.

Durante todo o ano, GCM e PM também participaram de operações compartilhadas, como o Segurança Direto ao Ponto, medida que visa monitorar as principais vias da cidade nos períodos de maior concentração de pessoas nos pontos de ônibus, garantindo a segurança da população que usa o transporte público.

TRABALHO INTEGRADO – As prefeituras da região assinaram neste ano termo de cooperação técnica elaborado pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC que autoriza as equipes das Guardas Civis Municipais a entrarem e permanecerem em território de outro município que firmou o acordo. A licença para atuação em área vizinha está permitida “durante os trabalhos preventivos e repressivos” e “respeitando os limites de competência administrativa de cada ente político”.

Artigos relacionados

Ação oferece mamografia gratuita na Esplanada do Paço de São Bernardo

Unidade móvel irá estacionar no local para atendimentos entre os dias 1º...

Em São Bernardo, moradores do Jardim João de Barro e Campestre são contemplados com novos espaços públicos de lazer

Novo Ecoponto será instalado ao lado da Praça Frei Damião, garantindo o...

Operação Força Azul Marinho fortalece integração das GCMs em territórios municipais

Ação em conjunto das sete guardas tem efetivo de 200 agentes de...

Após 17 anos, São Bernardo e Estado entregam 120 apartamentos no Conjunto Alvarenga Peixoto

A tarde desta quinta-feira (26/6) foi marcada por muita emoção durante a...