Últimas notícias

GCM de São Caetano realiza curso de Motopatrulhamento Avançado voltado para agentes de seis municípios


A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul realizou, entre os dias 7 e 11 de abril, o curso de Motopatrulhamento Avançado para Rotam (Rondas Táticas com Apoio de Motocicletas). A capacitação contou com a participação de 35 agentes das GCMs de seis municípios: São Caetano do Sul, Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá, Santos e Rio Grande da Serra.

Promovido pela DEF (Divisão de Ensino e Formação) da GCM de São Caetano, o curso foi ministrado por instrutores da própria Rotam do município. As atividades foram realizadas em diferentes locais, incluindo a sede da GCM de São Caetano, uma área ampla cedida por uma empresa parceira em São Bernardo do Campo, ideal para as práticas de pilotagem, e um estande de tiro também localizado em São Bernardo, garantindo a execução completa das técnicas abordadas.

O objetivo do curso foi capacitar os guardas municipais para atuarem de forma mais segura e eficiente no patrulhamento com motocicletas, veículo que exige atenção redobrada e preparo técnico contínuo.

O conteúdo programático incluiu temas essenciais como as funções dos integrantes da equipe de patrulhamento, pilotagem prática, slalom, frenagem com mudança de direção, escolta, formação de batedores, deslocamento em comboios, procedimentos de abordagem, treinamento de tiro embarcado e uso tático da motocicleta em situações de confronto.

A cerimônia de encerramento foi realizada na sexta-feira (11/4), na Praça dos Estudantes, localizada em frente à Câmara Municipal. O evento contou com a presença de autoridades municipais como o secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva; o comandante-geral da GCM, Sérgio Ramos Vieira; o delegado titular, Marcelo Caio Ferrari; o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, capitão PM Ronaldo Sales Santana; o presidente da Câmara Municipal, Carlos Humberto Seraphim; além de demais vereadores, representantes de empresas parceiras e representantes da GCMs representantes.

“Este curso foi especificamente voltado para os guardas que atuam diretamente com motocicletas, mas é sempre muito importante realizarmos cursos de aperfeiçoamento para os agentes, pois a atuação deles se dá em diversos polos, por toda a cidade, e de diversas formas“, avaliou o comandante Vieira.

O GCM da 1ª Classe da Prefeitura de Santos, Rodrigo Bassi, de 43 anos e há 14 na corporação, elogiou a iniciativa. “Todo curso de capacitação é muito importante para melhorarmos a qualidade do serviço prestado à população, em especial para nós do serviço de motocicletas, um veículo extremamente veloz, o que nos coloca expostos a todas as situações. Por isso, é necessária uma técnica mais apurada na condução, pois enfrentamos intempéries como chuva, frio, calor, muito sol e é o motociclista que absorve tudo isso.”

Já o GCM de 3ª Classe da Prefeitura de São Caetano do Sul, Sérgio Ricardo Pinho, de 45 anos e recém-ingresso na corporação em junho de 2024, destacou a relevância do curso para o dia a dia da segurança pública. “A motocicleta é o veículo que sempre chega primeiro nas ocorrências, então temos de ter um preparo constante para podermos atender da melhor forma possível os cidadãos. Este curso, assim como outros que virão, tenho certeza que fará diferença no dia a dia para todos nós guardas municipais”, finalizou o GCM Pinho.





Fonte da Matéria

Artigos relacionados

Polícia Civil cumpre 9 mandados de prisão em operação contra facção criminosa em SP

  Alvos são suspeitos de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro...

Quadrilha que fraudou R$ 25 milhões de banco é alvo de operação da PM com o Gaeco em SP

A Polícia Militar e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao...

PM começa a distribuir novos coletes balísticos com investimento de R$ 33 milhões

A Polícia Militar começou nesta terça-feira (15) a distribuir novos coletes balísticos...

Integrantes de quadrilha responsável por roubos de joias são presos na capital

  Segundo o Deic, o trio cometeu ao menos dez crimes em...