Santo André

Gilvan Ferreira conhece câmeras de monitoramento mais avançadas do mundo na Espanha e projeta novo COI em Santo André

O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, cumpriu extensa agenda na terça-feira (4) do Smart City Expo World Congress, em Barcelona, na Espanha. Representando também a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o chefe do Executivo andreense conheceu as mais avançadas tecnologias de monitoramento por câmeras e projetou a instalação de 900 novos equipamentos em Santo André, além de implantar um novo Centro de Operações Integradas (COI).

Pela manhã, ao lado do secretário de Inovação e Tecnologia, Diego Cabral, o prefeito percorreu os estandes do congresso e acompanhou demonstrações de sistemas inteligentes utilizados em diversas metrópoles do mundo. A iniciativa integra a estratégia de Santo André de investir em soluções tecnológicas para gestão urbana e segurança, promovendo uma cidade mais moderna, eficiente e preparada para o futuro.

“Temos dez câmeras de reconhecimento facial instaladas e vamos ampliar para 900 deixando a cidade monitorada. Também vamos montar um novo centro de operações conectando todo sistema de cidades inteligentes, deixando Santo André cada vez mais segura, conectada e pronta para o futuro”, comentou Gilvan Ferreira. “Santo André vive um novo momento de transformação. Estamos olhando para o futuro com responsabilidade e inovação, buscando o que há de melhor no mundo para aplicar na cidade”, completou.

Atualmente, o COI (Centro de Operações Integradas) que funciona no prédio da Prefeitura conta com 670 câmeras que conectam a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o SAMU, a Defesa Civil, o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) e a SATrans, formando uma ampla rede de monitoramento que cobre toda a cidade. Somadas às câmeras de equipamentos públicos, Santo André totaliza 3,1 mil pontos de vigilância ativos, consolidando-se como uma das cidades mais monitoradas do Estado de São Paulo.

No período da tarde, Gilvan participou de um encontro promovido pela Google, voltado a líderes do setor público que participam do congresso. O prefeito apresentou os projetos CEP Digital e CEP Digital Empreendedor, desenvolvidos em parceria com a empresa, que estão transformando a maneira como Santo André promove inclusão territorial, digital e econômica.

“Santo André está se tornando referência nacional em inovação social e tecnológica. Nosso plano é construir uma cidade cada vez mais digital, conectada e humana — onde a tecnologia serve às pessoas e cria oportunidades. Queremos que Santo André esteja pronta para os próximos 20 anos, com infraestrutura inteligente, inclusão digital e crescimento sustentável. O futuro já começou, e ele está sendo construído com inovação e propósito”, destacou Gilvan.

O CEP Digital, projeto pioneiro no Brasil, formaliza endereços em comunidades e núcleos consolidados, garantindo dignidade, acesso a serviços e cidadania. Até o momento, já mapeou 11.166 endereços e tem como meta atingir 20 mil imóveis reconhecidos até o fim de 2025. O sistema permite que moradores utilizem o código de endereço georreferenciado — gerado a partir da latitude e longitude — para receber correspondências, realizar cadastros e acessar serviços públicos e privados.

Já o CEP Digital Empreendedor, criado em 2025, amplia o alcance da iniciativa ao incentivar a formalização de pequenos comerciantes e empreendedores locais. O programa conecta os participantes a sistemas de nota fiscal, regularização e suporte técnico, fortalecendo o desenvolvimento econômico em comunidades e núcleos urbanos.

“A tecnologia é uma aliada estratégica da gestão pública. Com o uso inteligente dos dados e de sistemas de monitoramento, poderemos agir de forma mais rápida, preventiva e integrada, garantindo mais segurança, eficiência e qualidade de vida para nossa população”, finalizou Gilvan Ferreira.

O Smart City Expo World Congress reúne anualmente autoridades, especialistas e empresas de todo o mundo para debater soluções em mobilidade, sustentabilidade, governança e tecnologia. A presença de Santo André reforça o compromisso do município com a inovação e a transformação digital, pilares de uma cidade inteligente e inclusiva.

Artigos relacionados

Ricardo Nunes, prefeito da Capital, recebe Gilvan Ferreira e diz que andreense é revelação da política nacional

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, recebeu nesta terça-feira (16) o...

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano...

Santo André abre consulta pública para construção da Política Municipal sobre Mudança do Clima

Contribuições poderão ser enviadas pela sociedade civil até 15 de fevereiro de...