Apoiada pela Prefeitura, a luta contra a fome, doação de móveis, qualificação profissional e muito mais são marcas do trabalho, respeito e empatia para melhorar a qualidade de vida na cidade
Cuidar das pessoas em vulnerabilidade em seus direitos mais básicos, nos momentos desafiadores que a vida diária impõe, é o objetivo do Fundo Social de Solidariedade de Mauá, que completa nesta semana quatro anos de reestruturação. Criado pela Lei Municipal nº. 1.838, de 29 de setembro de 1983, nasceu com o propósito de mobilizar a população para ações de solidariedade e promover a assistência humanitária como forma de garantir dignidade e qualidade de vida.
O objetivo de organizar toda a estrutura do serviço de forma a deixar o Fundo Social apto a desenvolver campanhas e ações de promoção da cidadania, independência e autonomia das pessoas beneficiadas. Isto foi a partir de 15 de abril de 2021, momento mais intenso da pandemia de Covid. Com a nomeação do Conselho responsável pela administração dos recursos e com a presidente Fernanda Oliveira à frente houve avanço na interlocução com as entidades assistenciais do município, consolidou-se uma administração criteriosa, transparente e detalhada e firmou-se a presença constante junto à comunidade.
Uma das mais importantes campanhas foi ‘Mauá na luta contra a Fome’, que incluiu a distribuição de alimentos para as famílias vitimadas pela pandemia, e desde 2021, soma 400 toneladas de produtos entregues. Por meio da parceria com o Banco de Alimentos, em 2023, o Fundo Social realizou a doação de 300 toneladas em sete meses para 105 entidades cadastradas.
Uma outra medida foi a ‘Entrada Solidária’, arrecadou 17,7 toneladas de alimentos em eventos públicos da Prefeitura, no ano de 2024. Os parceiros do Fundo Social de Solidariedade arrecadaram 21 toneladas de produtos não perecíveis.
A Operação ‘Chuvas de Verão’, de atendimento às vítimas de ocorrências relacionadas ao excesso de chuvas, em fevereiro de 2022, arrecadou 130 produtos como móveis e eletrodomésticos, além de mil cestas básicas. Durante as inundações no Rio Grande do Sul, em 2024, a campanha desenvolvida pelo Fundo Social foi um símbolo da solidariedade do povo mauaense, com o envio de 100 toneladas de mantimentos, materiais de limpeza e água, 50 toneladas de roupas e um barco.
Outras campanhas marcantes, como a Operação Inverno, para receber doações de agasalho e as ações em comemoração ao Dia da Mulher e a Páscoa Solidária, que em distribuiu guloseimas para 3500 crianças desde 2023.. Ao longo do ano, o Fundo Social de Solidariedade de Mauá promove ações de capacitação profissional e de distribuição de roupas e mantém o atendimento às pessoas em vulnerabilidade social.
A condução das atividades do Fundo Social tem o trabalho integrado de vários setores da Prefeitura, como as secretarias de Assistência Social, Defesa Civil, Trabalho e Renda, Guarda Civil Municipal, Políticas Públicas para Mulheres, Saúde e outras instituições. O Fundo Social de Solidariedade de Mauá continua seu trabalho de agregar o apoio da população no enfrentamento de grandes desafios da sociedade.