Santo André

Hospital da Vila Luzita terá Poupatempo de Exames e vai atender mais de 10 mil pessoas por mês

Nova unidade vai ampliar atendimentos oncológicos, cirúrgicos e diagnósticos, com foco em média complexidade

Santo André, 13 de maio de 2025 – A cidade de Santo André está prestes a ganhar reforço importante na área da saúde com a construção do Hospital da Vila Luzita. A nova unidade vai oferecer serviços de média complexidade em uma estrutura moderna e integrada e terá capacidade para realizar mais de 10 mil atendimentos por mês, distribuídos entre consultas, infusões, cirurgias e exames diagnósticos.

Um dos principais destaques será o Poupatempo de Exames, que vai funcionar dentro da unidade e oferecerá ultrassonografia, tomografia, ecocardiograma, MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), holter, colonoscopia e endoscopia. A expectativa é que o local oferte 8.300 exames mensais, com destaque para 2.500 ultrassonografias e 1.500 tomografias.

“A construção do Hospital da Vila Luzita é um marco para a saúde pública de Santo André. Estamos descentralizando o atendimento e levando serviços especializados para uma das regiões mais populosas de Santo André. Com esse equipamento também damos um passo importante para aumentar a capacidade de diagnóstico da cidade. A realização de mais de 8 mil exames mensais será fundamental para garantir que nossa população tenha um atendimento ágil e preciso, promovendo um cuidado integral e preventivo para todos os andreenses”, destacou o prefeito Gilvan Junior.

O hospital conta com 5.500 metros quadrados de área construída em um prédio de três pavimentos e também contará com novo e moderno Centro Oncológico, que vai oferecer atendimento ambulatorial e oferecerá aplicações de infusões quimioterápicas e de imunobiológicos. A previsão mensal é de 500 infusões quimioterápicas, 100 infusões de imunobiológicos e 250 consultas oncológicas.

Outro destaque será o Hospital Dia, que contará com 30 leitos, sendo 20 destinados à retaguarda cirúrgica e 10 para exames como colonoscopia e endoscopia. A estimativa é de atendimento a cerca de 900 pacientes por mês nesse setor. Já o Centro Cirúrgico terá três salas equipadas para realização de procedimentos de pequeno e médio porte. A expectativa é de aproximadamente 580 cirurgias mensais, todas com suporte direto do Hospital Dia.

“Essa unidade foi pensada para atender com eficiência as demandas de média complexidade, com foco em oncologia, cirurgias ambulatoriais e exames diagnósticos. Estamos preparando uma estrutura moderna, com capacidade para mais de 10 mil atendimentos por mês, que vai transformar a qualidade do cuidado oferecido à nossa população”, garantiu o secretário de Saúde, Pedro Seno.

O secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira, ressaltou a complexidade da construção. “Estamos conduzindo essa obra com total atenção à qualidade da infraestrutura. O Hospital da Vila Luzita não é apenas um avanço na saúde, mas também uma grande transformação urbana para a região, que vai refletir diretamente na qualidade de vida da população local”, pontuou.

O equipamento é mais uma benfeitoria para a região da Grande Vila Luzita, que já foi contemplada com o Casa (Complexo de Assistência Social Andreense), Bom Prato, UPA Vila Luzita, AME Oncológico, recapeamento e iluminação de LED na Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo, Avenida São Bernardo e outras vias, entre outras intervenções.

Artigos relacionados

Ricardo Nunes, prefeito da Capital, recebe Gilvan Ferreira e diz que andreense é revelação da política nacional

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, recebeu nesta terça-feira (16) o...

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano...

Santo André abre consulta pública para construção da Política Municipal sobre Mudança do Clima

Contribuições poderão ser enviadas pela sociedade civil até 15 de fevereiro de...