Instituição de ensino passa a fazer parte do ecossistema de inovação da rede
O Parque Tecnológico de Santo André acaba de receber mais um importante integrante em seu ecossistema de inovação. O Insper, reconhecido centro de ensino e pesquisa com foco em negócios, economia, engenharia, direito e políticas públicas, passa a compor a rede de instituições parceiras do espaço, fortalecendo a conexão entre academia, empresas e poder público.
Com a adesão, o Insper irá integrar a rede de inovação do Parque Tecnológico com iniciativas que visem ampliar o acesso a soluções de alto valor agregado para empresas, startups e empreendedores da região do ABC. A parceria permitirá a oferta de consultorias, mentorias, projetos de pesquisa aplicada e outras ações estratégicas voltadas à promoção de inovação e competitividade empresarial.
O Parque Tecnológico, inaugurado em 2019 pela Prefeitura de Santo André por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, tem como missão impulsionar o desenvolvimento científico, tecnológico e empresarial da cidade e da região. Desde sua criação, o espaço tem se consolidado como ponto de convergência entre diferentes atores do ecossistema, conectando universidades, centros de pesquisa e empresas de diversos setores.
Na avaliação do prefeito Gilvan Ferreira, a chegada do Insper representa um avanço importante para o Parque Tecnológico. “Estamos muito felizes com a adesão do Insper, que é referência nacional e internacional em ensino e pesquisa. A presença da instituição no nosso Parque Tecnológico vai potencializar a troca de conhecimento e a geração de projetos inovadores, beneficiando empresas, startups e a sociedade andreense como um todo”, disse o prefeito.
Segundo Rodrigo Amantea, professor do Insper e head do Hub de Inovação e Empreendedorismo Paulo Cunha, localizado na sede instituição de ensino, a união entre as partes é significativa para o desenvolvimento da inovação. “É uma parceria muito importante, porque estamos conseguindo unir o melhor do Parque Tecnológico com o melhor do Insper. Desta forma podemos colaborar positivamente com as nossas competências à rede dos Ambientes Paulistas de Inovação”, disse Amantea.
A assinatura da parceria foi realizada na última terça-feira (29), na sede do Insper, em São Paulo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Evandro Banzato, também destacou o impacto da parceria. “O bureau de serviços do Parque Tecnológico tem o objetivo de aproximar o setor produtivo das melhores soluções acadêmicas e de pesquisa. Com o Insper somando forças, ampliamos ainda mais a qualidade e diversidade de conhecimento disponível para apoiar os empreendedores e empresas do ABC”, afirmou Banzato.
Inovação aberta – Na última segunda-feira (28), o Parque Tecnológico, juntamente com a General Motors do Brasil (GM) lançou o seu quarto desafio de inovação aberta, iniciativa que busca aproximar empresas, universidades e startups para o desenvolvimento de soluções nas empresas.
Com o tema “IA e Tecnologias Promotoras de Segurança Operacional Aplicadas em Veículos Industriais e Intralogística”, o novo desafio propõe a criação de soluções disruptivas que ampliem a segurança em ambientes produtivos, envolvendo tecnologias como Inteligência Artificial (IA), sensoriamento inteligente e visão computacional aplicados a veículos industriais, como empilhadeiras e rebocadores.
As inscrições para o desafio podem ser realizadas pelo link http://acesse.santoandre.br/GMChallenge4. Universidades, startups e empreendedores interessados podem inscrever propostas de acordo com as oportunidades apresentadas no formulário até 30 de setembro. Mais informações também podem ser consultadas por meio do site http://acesse.santoandre.br/DesafioGM-IV.