Por meio do programa, viabilizado em parceria o Estado, cidade avança para quase 28% das economias atendidas desde o início das obras; meta é chegar a 111,6 mil ligações até conclusão do projeto
Programa de saneamento e recuperação ambiental em andamento no Estado, o Integra Tietê superou a marca de 30,9 mil unidades atendidas em São Bernardo. Coordenado pelo Governo de São Paulo e executado pela Sabesp, em parceria com a Prefeitura, o projeto já modernizou esse total de redes de esgotamento sanitário, desde o início das intervenções, em maio deste ano, um avanço expressivo que coloca a cidade em trajetória acelerada rumo à universalização do saneamento.
O salto nas regularizações significa mais do que a expansão da infraestrutura. Transforma, na prática, o cotidiano de milhares de moradores. O prefeito Marcelo Lima destacou o trabalho estratégico do programa para o futuro da cidade. “O Integra Tietê é muito importante para São Bernardo. Quando a gente leva saneamento para dentro das casas, a gente salva vidas, protege as famílias e prepara o município para crescer de forma sustentável. É um investimento que marca gerações e que estamos viabilizando com rigor técnico e responsabilidade social”, afirmou.
O programa tem atuado por meio de cinco frentes de trabalho no município, com acompanhamento constante da Prefeitura de São Bernardo, que realiza junto à Sabesp balanços semanais e fiscalização em cada ação iniciada pela empresa. A fiscalização e acompanhamento é realizada pela Secretaria de Projetos e Obras, que alinha o planejamento com a Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, responsável por promover o estudo de impacto no trânsito para definir um cronograma eficiente.
*METAS ESTABELECIDAS -* O Integra Tietê tem como meta chegar a 111.636 economias regularizadas em São Bernardo até o término das intervenções. Para isso, novas etapas avançam simultaneamente em diferentes regiões, com ampliação de redes, modernização de sistemas de drenagem, adequações urbanas e reorganização de vias.
Os benefícios também não se limitam às economias e despoluição do Rio Tietê: com o avanço das obras, as regiões que possuem rios, riachos e córregos também serão beneficiadas com a despoluição local, uma vez que o lixo deixa de ser despejado nestes locais. A companhia promove o balanço dos índices de despoluição, que devem ser consideravelmente superiores nos próximos meses.
O secretário adjunto de Projetos e Obras, Ronald França, reforçou o compromisso diário da Prefeitura em garantir eficiência e qualidade em cada frente em execução. “Nosso trabalho é acompanhar de perto as equipes, ajustar rotas, alinhar prazos e garantir que tudo avance com segurança e respeito à população. Esse é um programa complexo, de grande impacto estrutural, e São Bernardo está enfrentando esse desafio com planejamento e seriedade”, destacou.
À medida que novas áreas passam a receber as intervenções, a Prefeitura fortalece o papel como parceira estratégica do Governo do Estado. O foco é garantir que o Integra Tietê avance com eficiência e sustentabilidade, priorizando a qualidade de vida da população.












