São Bernardo

Integra Tietê supera marca de 30 mil unidades atendidas em São Bernardo

Por meio do programa, viabilizado em parceria o Estado, cidade avança para quase 28% das economias atendidas desde o início das obras; meta é chegar a 111,6 mil ligações até conclusão do projeto

 

 

Programa de saneamento e recuperação ambiental em andamento no Estado, o Integra Tietê superou a marca de 30,9 mil unidades atendidas em São Bernardo. Coordenado pelo Governo de São Paulo e executado pela Sabesp, em parceria com a Prefeitura, o projeto já modernizou esse total de redes de esgotamento sanitário, desde o início das intervenções, em maio deste ano, um avanço expressivo que coloca a cidade em trajetória acelerada rumo à universalização do saneamento.

 

O salto nas regularizações significa mais do que a expansão da infraestrutura. Transforma, na prática, o cotidiano de milhares de moradores. O prefeito Marcelo Lima destacou o trabalho estratégico do programa para o futuro da cidade. “O Integra Tietê é muito importante para São Bernardo. Quando a gente leva saneamento para dentro das casas, a gente salva vidas, protege as famílias e prepara o município para crescer de forma sustentável. É um investimento que marca gerações e que estamos viabilizando com rigor técnico e responsabilidade social”, afirmou.

 

O programa tem atuado por meio de cinco frentes de trabalho no município, com acompanhamento constante da Prefeitura de São Bernardo, que realiza junto à Sabesp balanços semanais e fiscalização em cada ação iniciada pela empresa. A fiscalização e acompanhamento é realizada pela Secretaria de Projetos e Obras, que alinha o planejamento com a Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, responsável por promover o estudo de impacto no trânsito para definir um cronograma eficiente. 

 

*METAS ESTABELECIDAS -* O Integra Tietê tem como meta chegar a 111.636 economias regularizadas em São Bernardo até o término das intervenções. Para isso, novas etapas avançam simultaneamente em diferentes regiões, com ampliação de redes, modernização de sistemas de drenagem, adequações urbanas e reorganização de vias. 

 

Os benefícios também não se limitam às economias e despoluição do Rio Tietê: com o avanço das obras, as regiões que possuem rios, riachos e córregos também serão beneficiadas com a despoluição local, uma vez que o lixo deixa de ser despejado nestes locais. A companhia promove o balanço dos índices de despoluição, que devem ser consideravelmente superiores nos próximos meses. 

 

O secretário adjunto de Projetos e Obras, Ronald França, reforçou o compromisso diário da Prefeitura em garantir eficiência e qualidade em cada frente em execução. “Nosso trabalho é acompanhar de perto as equipes, ajustar rotas, alinhar prazos e garantir que tudo avance com segurança e respeito à população. Esse é um programa complexo, de grande impacto estrutural, e São Bernardo está enfrentando esse desafio com planejamento e seriedade”, destacou.

 

À medida que novas áreas passam a receber as intervenções, a Prefeitura fortalece o papel como parceira estratégica do Governo do Estado. O foco é garantir que o Integra Tietê avance com eficiência e sustentabilidade, priorizando a qualidade de vida da população.

Artigos relacionados

De creche noturna a Ponte Estaiada: São Bernardo anuncia pacote de 50 ações e entregas no fim de ano

Serão mais de 30 dias de atividades, contemplando intervenções entre urbanização, entrega...

Em São Bernardo, GCM resgata menino autista perdido na madrugada após encontrá-lo correndo em via movimentada  

Criança de 8 anos, não verbal, foi escoltada por aproximadamente 4 km...

Torneio transforma São Bernardo no principal palco da ginástica rítmica no fim de semana

Evento no Ginásio Poliesportivo reuniu em torno de 3.000 pessoas nas apresentações...

Durante Operação Defeso, GCM Ambiental de São Bernardo flagra pesca predatória e resgata 15 kg de peixes

Ação ocorreu na tarde de quarta-feira (12/11), no Parque IV Centenário, em...