São Bernardo

Junho Vermelho alerta para baixa nos estoques de sangue e plaquetas em São Bernardo

Parceria entre a Colsan e o Complexo de Saúde do município é essencial para garantir a continuidade dos atendimentos hospitalares

Neste mês de junho, em alusão à campanha Junho Vermelho, a cidade de São Bernardo intensifica os esforços de conscientização sobre a importância da doação regular de sangue e plaquetas. A mobilização, coordenada em parceria com a Colsan – Associação Beneficente de Coleta de Sangue e o Complexo de Saúde de São Bernardo (CSSBC), é essencial para garantir o atendimento seguro e ininterrupto nas unidades hospitalares do município.

As ações incluem campanhas informativas nas redes sociais, articulação com universidades e empresas para o agendamento de grupos de doadores, além da ampliação da divulgação nos equipamentos de saúde. A Colsan é responsável por abastecer os quatro hospitais municipais que integram o CSSBC, além de atuar em outras regiões da Grande São Paulo, litoral e interior do Estado.

Com a chegada do inverno, os estoques de hemocomponentes tendem a cair drasticamente. O clima frio desmotiva a população a sair de casa, as doenças respiratórias aumentam e impedem temporariamente a doação, e o período de férias escolares reduz o fluxo de doadores em campanhas externas. Este cenário agrava ainda mais uma situação que já opera, frequentemente, no limite.

Atualmente, os estoques estão em nível de alerta para todos os tipos sanguíneos negativos (O-, A-, B-, AB-) e também para o O positivo (O+), o tipo mais requisitado em emergências e cirurgias. Uma doação pode salvar até quatro vidas. A participação da população é fundamental. Todas as pessoas entre 16 e 69 anos, em boas condições de saúde e pesando mais de 50 kg, pode ser um doador. Menores de idade precisam de autorização dos responsáveis.

A doação de plaquetas é ainda mais urgente: a validade é de apenas cinco dias e um único paciente adulto pode precisar de 5 a 8 unidades em uma única transfusão.
Durante todo o mês de junho, os profissionais de saúde e a rede municipal reforçarão a importância da doação, inclusive orientando familiares de pacientes internados com necessidade de transfusão ou reserva de sangue. A campanha Junho Vermelho é uma oportunidade de mobilizar a sociedade e reforçar que a doação de sangue deve ser um hábito constante — não apenas em situações emergenciais.

ONDE DOAR – O posto de coleta da cidade é o Hemocentro de São Bernardo, localizado na Rua Pedro Jacobucci, 440, no Jardim das Américas (atrás do Poupatempo). O atendimento é de segunda a sábado, das 7h30 às 14h30, e o telefone é (11) 4332-3900. O hemocentro contra com estacionamento gratuito na Rua Redenção, 271.

Artigos relacionados

Com formação de novos agentes e GCM capacitada, Prefeitura de São Bernardo reforça segurança viária

Com o objetivo de construir um trânsito mais seguro, humano e eficiente,...

Vice-prefeita de São Bernardo, Jéssica Cormick recebe título de cidadã são-bernardense

Honraria foi entregue pelo vereador Leo RR, autor do projeto de lei;...

Médicos das UPAs de São Bernardo realizam formação em emergências pediátricas

Medida tem como propósito principal melhorar os desfechos dos atendimentos no sistema, aumentando...

Prefeito Marcelo Lima visita Embaixada em Dublin e recebe apoio do órgão a alunos do Conecta

Encontro de cortesia com Flávio Helmold Macieira, representante do Brasil na Irlanda,...