São Bernardo

Junho Vermelho alerta para baixa nos estoques de sangue e plaquetas em São Bernardo

Parceria entre a Colsan e o Complexo de Saúde do município é essencial para garantir a continuidade dos atendimentos hospitalares

Neste mês de junho, em alusão à campanha Junho Vermelho, a cidade de São Bernardo intensifica os esforços de conscientização sobre a importância da doação regular de sangue e plaquetas. A mobilização, coordenada em parceria com a Colsan – Associação Beneficente de Coleta de Sangue e o Complexo de Saúde de São Bernardo (CSSBC), é essencial para garantir o atendimento seguro e ininterrupto nas unidades hospitalares do município.

As ações incluem campanhas informativas nas redes sociais, articulação com universidades e empresas para o agendamento de grupos de doadores, além da ampliação da divulgação nos equipamentos de saúde. A Colsan é responsável por abastecer os quatro hospitais municipais que integram o CSSBC, além de atuar em outras regiões da Grande São Paulo, litoral e interior do Estado.

Com a chegada do inverno, os estoques de hemocomponentes tendem a cair drasticamente. O clima frio desmotiva a população a sair de casa, as doenças respiratórias aumentam e impedem temporariamente a doação, e o período de férias escolares reduz o fluxo de doadores em campanhas externas. Este cenário agrava ainda mais uma situação que já opera, frequentemente, no limite.

Atualmente, os estoques estão em nível de alerta para todos os tipos sanguíneos negativos (O-, A-, B-, AB-) e também para o O positivo (O+), o tipo mais requisitado em emergências e cirurgias. Uma doação pode salvar até quatro vidas. A participação da população é fundamental. Todas as pessoas entre 16 e 69 anos, em boas condições de saúde e pesando mais de 50 kg, pode ser um doador. Menores de idade precisam de autorização dos responsáveis.

A doação de plaquetas é ainda mais urgente: a validade é de apenas cinco dias e um único paciente adulto pode precisar de 5 a 8 unidades em uma única transfusão.
Durante todo o mês de junho, os profissionais de saúde e a rede municipal reforçarão a importância da doação, inclusive orientando familiares de pacientes internados com necessidade de transfusão ou reserva de sangue. A campanha Junho Vermelho é uma oportunidade de mobilizar a sociedade e reforçar que a doação de sangue deve ser um hábito constante — não apenas em situações emergenciais.

ONDE DOAR – O posto de coleta da cidade é o Hemocentro de São Bernardo, localizado na Rua Pedro Jacobucci, 440, no Jardim das Américas (atrás do Poupatempo). O atendimento é de segunda a sábado, das 7h30 às 14h30, e o telefone é (11) 4332-3900. O hemocentro contra com estacionamento gratuito na Rua Redenção, 271.

Artigos relacionados

Alunos do Conecta São Bernardo são contemplados com certificado do curso de inglês

Evento no Teatro Cacilda Becker marca o encerramento da segunda fase do...

Vistoria final na Ponte Estaiada de São Bernardo coloca contagem regressiva para inauguração

Estrutura será entregue pela gestão Marcelo Lima no próximo sábado, dia 20...

Novo centro de infusão qualifica atendimento no Hospital de Câncer de São Bernardo

Espaço, implementado com recursos próprios, ao lado do pronto-atendimento da unidade, tem...

Procon de São Bernardo faz força-tarefa até dia 23 para atender consumidores prejudicados por falta de energia

O Procon de São Bernardo iniciou nesta segunda-feira, 15 de dezembro, força-tarefa...