São Bernardo

Lançamentos do ‘SBC Sustentável’ e ‘Linha Verde’ reforçam ações do Meio Ambiente

Iniciativas fazem parte das medidas traçadas para tornar a cidade referência em sustentabilidade; programação do ‘Junho Verde’ prossegue até o fim deste mês

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, lançou oficialmente a marca ‘SBC Sustentável’ e o ‘Linha Verde’, canal de comunicação direta via WhatsApp (2630-4421) para diálogo com a população sobre temas ambientais. As medidas fazem parte da programação do ‘Junho Verde’, que visa conscientizar o público e reforçar as ações de preservação do meio ambiente.

Uma das propostas da Secretaria para garantir maior interação da população com a cidade em relação às questões ambientais é a campanha pela qual moradores, escolas, entidades, empresas e instituições podem compartilhar fotos, vídeos e relatos de iniciativas sustentáveis nas redes sociais, usando a hashtag #SBCSustentavel. Toda iniciativa que envolva sustentabilidade pode ser compartilhada.

Para além de os moradores terem um canal via WhatsApp para dialogar com a administração e a hashtag #SBCSustentavel para compartilhar ações individuais ou coletivas em defesa do meio ambiente, a criação da marca ‘SBC Sustentável’ será também o guarda-chuva de trabalho que tem como foco transformar São Bernardo em referência nacional em sustentabilidade. Para tanto, a Secretaria pretende envolver a população, entidades e profissionais nas discussões em torno de eixos como agenda climática local, transição ecológica, licenciamento ambiental e proteção animal ética.

“A educação climática local também faz parte do ‘SBC Sustentável’. Em janeiro lançamos o Centro Municipal de Emergências Climáticas, que já está funcionando, e neste mês vamos abrir um colegiado, um foco de discussão com a sociedade sobre o assunto. A educação ambiental já é tradição na Secretaria, mas estamos trabalhando para torná-la mais potente, mais mobilizadora e mais transformadora no sentido de alcance. Então, já estamos com a Educação Ambiental nos Bairros, para que possamos levar conhecimento aos moradores sobre mudanças climáticas, mas a partir do território onde moram”, disse a secretária municipal de Meio Ambiente, Ruth Cristina Ramos.

Ela se refere a uma das atividades iniciadas dentro da programação do ‘Junho Verde’, que marca o mês do Meio Ambiente, e que tem como objetivo reforçar ações para sensibilizar e mobilizar a população para pensar na causa ambiental de uma maneira geral: o programa Educação Ambiental nos Bairros – ‘Nosso Bairro, Nosso Ambiente’, que começou com oficinas nos bairros Taboão, Ferrazópolis e Santa Cruz e que se estenderá a outras 13 localidades entre julho e outubro.

“A gente vai seguir percorrendo a cidade para alcançar o maior número possível de moradores. E já estamos nos preparando, junto com a Secretaria de Educação, para trabalhar com os nossos professores e com as nossas crianças. Mas também temos de pensar o que podemos fazer dentro do serviço público, e estamos nos preparando para trazer a sustentabilidade para dentro dos nossos próprios municipais”, disse.

Confira a programação até o fim do mês:

23/6 — Combate à Ilegalidade e Economia Circular – 15h, na GCM Ambiental
* Destruição de materiais inservíveis utilizados em práticas de infrações e crimes ambientais que foram apreendidos pela GCM Ambiental e fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal.
* Reciclagem de tarrafas, promovendo reaproveitamento e sustentabilidade.

29/6 — Ação Integrada no Parque Estoril – 10h
* Atividade com escoteiros voltada para conscientização sobre descarte adequado de resíduos e soltura de fauna (aves que estão em reabilitação no Zoo do Estoril), reforçando a importância da proteção da fauna silvestre.

30/6 — Encerramento e Reflexão Coletiva – 14h, salão nobre do Paço, 19º andar
* Assinatura e Leitura da Carta da ONU, assumindo o compromisso de São Bernardo com a Agenda 2030 e os ODS.
* Fórum Social de Mudanças Climáticas, promovendo debate público sobre as ações locais frente à emergência climática.
* Reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
* Criação do Comitê Intersetorial de Proteção Animal e Biodiversidade, articulando políticas públicas integradas.

Artigos relacionados

Com auxílio de câmeras de monitoramento, GCM prende em flagrante dois homens por furto no Centro de São Bernardo   

Suspeitos arrancavam estrutura de alumínio do ponto de ônibus quando foram detectados...

Parceria de São Bernardo com Sebrae já beneficiou 1.100 pessoas em 2025 com programas de capacitação

Assinatura de renovação do termo de convênio ocorreu na noite desta quarta-feira...

Com formação de novos agentes e GCM capacitada, Prefeitura de São Bernardo reforça segurança viária

Com o objetivo de construir um trânsito mais seguro, humano e eficiente,...

Vice-prefeita de São Bernardo, Jéssica Cormick recebe título de cidadã são-bernardense

Honraria foi entregue pelo vereador Leo RR, autor do projeto de lei;...