Prefeitura consolida evento no calendário anual com atrações culturais e economia criativa na região central e evento voltado para público infantil e a resgate do sentimento natalino
O Natal Mágico de Ribeirão Pires realizado neste fim de semana (6 e 7/12) levou atrações culturais, decoração temática, atividades infantis e economia criativa ao Paço Municipal, reforçando o clima natalino no centro da cidade. Esta é a terceira edição consecutiva do evento que tem se consolidado no calendário de eventos de Ribeirão Pires.
Neste domingo (7), visitantes puderam acompanhar o Grupo Fermata, o Instituto Tornar a Brotar, o recital “Sopros, Cordas e Encantos” do Colégio Objetivo, além do Marco de Vita Grupo e do Jazz Combo da EMARP, que encerrou o dia com forte interação do público, sessão de fotos com papai noel e personagens temáticos, além de atividades voltadas ao público infantil como Oficina de Bob Goods.
As crianças tiveram destaque com a Caça ao Tesouro Natalina, que distribuiu pistas e desafios pelo espaço. “Foi um domingo especial e diferente. Parecia que a cidade virou um parque de Natal só pra gente”, contou a pequena Lara Moraes, de 8 anos, entusiasmada após completar a brincadeira. A Pintura em Painel Bobbie Goods também atraiu dezenas de participantes em uma atividade coletiva cheia de cor e criatividade.
No sábado (6), a abertura oficial contou com corais, o acender das luzes, a chegada do Papai Noel e apresentações da Banda Sinfônica da EMARP com solistas convidados, inaugurando a instagramável Vila do Papai Noel. O público também foi recebido por personagens infantis e estátuas vivas, que deram ainda mais vida ao início das celebrações.
O evento é promovido pela Prefeitura de Ribeirão Pires em parceria com a ACIARP – Associação Comercial, integrando ações de valorização do comércio e da economia criativa na região central. “Chegamos ao terceiro ano do Natal Mágico mantendo viva a tradição e fortalecendo nossa identidade cultural. É um momento em que a cidade celebra junto e transforma a arte em parte do cotidiano”, ressaltou o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.
A feira de artesanato, que esteve no Paço neste fim de semana, retorna agora à Rua do Comércio, de quinta a sábado, das 7h às 17h, reunindo artesãos e empreendedores da economia criativa. Os expositores oferecem lembranças temáticas do período natalino, ampliando as opções de presentes e contribuindo para o fortalecimento do comércio local.
Os espaços permanecem como pontos de visitação, compras e lazer durante todo o período natalino, com decoração especial no Paço Municipal e na Vila do Doce, que recebe o Papai Noel às sextas-feiras, das 18h às 21h, e aos sábados e domingos, das 16h às 21h.
Esse foi o último evento do Calendário Anual de Eventos de 2025. Para o próximo ano, a Prefeitura já tem 127 atividades previstas ao longo do ano, incluindo festivais culturais, eventos religiosos, práticas esportivas, feiras temáticas e ações voltadas ao lazer e à cidadania. As datas poderão sofrer alterações conforme logística, clima, parcerias e decisões operacionais.
Ocupando a 8ª posição no ranking estadual das estâncias paulistas, a Ribeirão Pires focam em uma programação que contempla eventos distribuídos ao longo de todos os meses do ano e que reforçam a vocação do município como referência cultural e turística no Grande ABC e região metropolitana.












