Diadema

Mais de 3.700 pessoas comparecem ao Dia D em Diadema

Vacinação contra influenza para o público-alvo ocorreu em todas as UBSs da cidade; doses continuam disponíveis de segunda a sexta na rede municipal

Durante todo o sábado (10/05), 3.775 pessoas atenderam ao chamado do Dia D de Vacinação contra a Influenza e compareceram a uma das 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema para receber a dose do imunizante. Com isso, o município ultrapassa 24.862 pessoas protegidas contra a doença no município desde o início da campanha em 31 de março.

“O número expressivo de pessoas vacinadas no Dia D mostra o compromisso da população com a própria saúde e com a saúde coletiva. A vacinação é uma ferramenta essencial de prevenção, principalmente para os públicos mais vulneráveis às complicações da gripe”, avaliou o secretário municipal da Saúde, Antônio Carlos do Nascimento”. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, ao menos, 90% da população alvo, o que representa 119.918 pessoas.

A vacinação vai além da proteção individual: ao reduzir a circulação do vírus na comunidade, diminui-se também o risco de surtos e de transmissão, especialmente para idosos e pessoas com doenças crônicas. Outro ponto positivo é evitar a sobrecarga dos serviços de saúde com casos graves da doença, que podem levar à hospitalização.

Além da vacinação contra gripe, as equipes de saúde avaliaram as cadernetas de vacinação e aplicaram 243 imunizantes contra outras doenças como dengue e febre amarela.

Quem não conseguiu participar do Dia D pode receber a dose, de segunda a sexta-feira, na UBS de referência. Os endereços estão disponíveis em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.

Público-alvo

Podem se vacinar, na rede municipal de saúde, crianças de seis meses de idade a cinco anos, 11 meses e 29 dias; pessoas com 60 anos e mais; gestantes; puérperas; indígenas vivendo fora das terras indígenas; trabalhadores de saúde; pessoas com deficiência permanente; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); funcionário do Sistema de Privação de Liberdade; pessoas com comorbidades; professores e pessoas em situação de rua.

Para receber a dose é preciso levar documento de identidade com foto e caderneta de vacinação e, se possível, carteirinha da UBS. Crianças e jovens devem estar acompanhados por um responsável com mais de 18 anos.

Vacimóvel

Para ampliar o acesso à imunização, a Secretaria de Diadema retomou a circulação do Vacimóvel, veículo adaptado com estrutura para aplicação de vacinas e armazenamento adequado, em escolas da rede municipal. Entre os dias 17 e 30 de abril, 228 estudantes, professores e pessoas que compõem a comunidade escolar foram vacinados contra a influenza.
“Levar a vacina até a escola elimina barreiras como a dificuldade de deslocamento, a falta de tempo dos pais e até o esquecimento. Estamos cuidando da saúde das nossas crianças no lugar em que passam grande parte do dia”, explica o secretário.

Campanha

Em Diadema, a aplicação da dose teve início em 31 de março e o município realizou seu primeiro Dia D em 05 de abril. Entre 17 e 30 de abril, o Vacimóvel se deslocou a EMEBs Carlos Drummond de Andrade (região leste), Perseu Abramo (região norte), Eremita Gonçalves da Costa (centro) e Prof. Florestan Fernandes (região sul) para vacinar estudantes, profissionais da educação e moradores da comunidade que estão no público prioritário.



Fonte da Notícia

Artigos relacionados

Ação integrada em Diadema prende 55 e reforça combate ao crime e aos pancadões

Força-tarefa integrada entre GCM, PM e Polícia Civil já apresenta resultados expressivos,...

Diadema é a 2ª cidade mais endividada com a União e luta para evitar colapso dos serviços

Com dívida bilionária herdada, cidade enfrenta risco de colapso em áreas essenciais...

Taka desativa radar de multas na cidade

Cumprindo uma de suas promessas de campanha, o prefeito Taka Yamauchi, de...

Taka desativa radar de multas na cidade

Cumprindo uma de suas promessas de campanha, o prefeito Taka Yamauchi, de...