Prefeitura entregou as chaves dos imóveis e assinou mais três novos contratos neste sábado (30/08); iniciativa pioneira no País vai contemplar mais de mil moradores da região
A Prefeitura de São Bernardo realizou neste sábado (30/08) mais uma etapa do programa de compra assistida ‘Aqui é Meu Lar’, ação inédita no Brasil que garantiu habitação digna a famílias do Parque Imigrantes. O evento, realizado no Salão Nobre do Paço Municipal, marcou a entrega das chaves para dez novas famílias e a assinatura de outros três contratos, consolidando avanços no projeto de urbanização do bairro.
No total, 320 famílias serão reassentadas por meio da Compra Assistida, todas residentes do Parque Imigrantes. A iniciativa faz parte do processo de urbanização da região, que contemplará 2.194 núcleos familiares com regularização fundiária. O projeto inclui obras de implantação de redes de água e esgoto, drenagem, canalização, pavimentação e paisagismo, além da correção de áreas de risco e entrega de novas moradias.
A cidade de São Bernardo foi a primeira do País a adotar esse modelo de aquisição habitacional popular, implantado em fevereiro deste ano em parceria com o Programa Pró-Moradia, do Governo Federal. Vale lembrar que, além do programa de compra assistida, o município também está realizando a regularização fundiária do bairro, o que vai contemplar diretamente 2194 núcleos familiares.
Durante o evento, a prefeita Jéssica Cormick destacou o significado social da iniciativa: “Estamos garantindo que famílias que aguardaram por muitos anos possam ter um lar digno, escolhido por elas mesmas, dentro de um programa moderno e pioneiro no Brasil. A Compra Assistida é mais do que uma política habitacional: é respeito, inclusão e transformação de vidas. Cada chave entregue representa um futuro novo para essas famílias e um passo a mais para o desenvolvimento do Parque Imigrantes”, valorizou.
MUDANÇA DE VIDA – Na modalidade, o beneficiário escolhe o imóvel, que passa por avaliação técnica e de valor pela Caixa Econômica Federal. O pagamento é feito em até 40 dias após a assinatura do contrato. O Pró-Moradia disponibiliza até R$ 164 mil por unidade habitacional, com recursos do FGTS, a serem quitados em até 20 anos. O morador contribui com valor correspondente a 20% da renda familiar, em até 30 anos. Essa contrapartida é destinada ao Fundo Municipal de Habitação, sendo revertida para novos projetos habitacionais da cidade.
A secretária de Habitação, Frida Waidergorn, também reforçou os diferenciais técnicos do programa. “A Compra Assistida dá autonomia para que cada família escolha onde quer morar, dentro de critérios claros e com avaliação da Caixa Econômica Federal. É uma solução inovadora que une segurança jurídica, acelera o processo de reassentamento e fortalece o planejamento da urbanização do bairro, assegurando independência para as famílias beneficiadas.”
Uma das contempladas nesta etapa, Cristiane Silva, celebrou a conquista com muita emoção. “Esperei 16 anos por essa oportunidade e hoje é um sonho realizado. Encontrei um apartamento que é a minha cara, será o lar onde vou começar uma nova fase da minha vida, inclusive agora que estou grávida. Este programa representa dignidade e respeito com a população. Quero agradecer a toda a equipe da habitação, que tornou isso possível. Vocês não estão apenas entregando imóveis, estão entregando sonhos”, concluiu.