São Bernardo

Mais dez famílias do Parque Imigrantes, em São Bernardo, são beneficiadas pelo programa de compra assistida ‘Aqui é Meu Lar’

Prefeitura entregou as chaves dos imóveis e assinou mais três novos contratos neste sábado (30/08); iniciativa pioneira no País vai contemplar mais de mil moradores da região

A Prefeitura de São Bernardo realizou neste sábado (30/08) mais uma etapa do programa de compra assistida ‘Aqui é Meu Lar’, ação inédita no Brasil que garantiu habitação digna a famílias do Parque Imigrantes. O evento, realizado no Salão Nobre do Paço Municipal, marcou a entrega das chaves para dez novas famílias e a assinatura de outros três contratos, consolidando avanços no projeto de urbanização do bairro.

No total, 320 famílias serão reassentadas por meio da Compra Assistida, todas residentes do Parque Imigrantes. A iniciativa faz parte do processo de urbanização da região, que contemplará 2.194 núcleos familiares com regularização fundiária. O projeto inclui obras de implantação de redes de água e esgoto, drenagem, canalização, pavimentação e paisagismo, além da correção de áreas de risco e entrega de novas moradias.

A cidade de São Bernardo foi a primeira do País a adotar esse modelo de aquisição habitacional popular, implantado em fevereiro deste ano em parceria com o Programa Pró-Moradia, do Governo Federal. Vale lembrar que, além do programa de compra assistida, o município também está realizando a regularização fundiária do bairro, o que vai contemplar diretamente 2194 núcleos familiares. 

Durante o evento, a prefeita Jéssica Cormick destacou o significado social da iniciativa:  “Estamos garantindo que famílias que aguardaram por muitos anos possam ter um lar digno, escolhido por elas mesmas, dentro de um programa moderno e pioneiro no Brasil. A Compra Assistida é mais do que uma política habitacional: é respeito, inclusão e transformação de vidas. Cada chave entregue representa um futuro novo para essas famílias e um passo a mais para o desenvolvimento do Parque Imigrantes”, valorizou. 

MUDANÇA DE VIDA – Na modalidade, o beneficiário escolhe o imóvel, que passa por avaliação técnica e de valor pela Caixa Econômica Federal. O pagamento é feito em até 40 dias após a assinatura do contrato. O Pró-Moradia disponibiliza até R$ 164 mil por unidade habitacional, com recursos do FGTS, a serem quitados em até 20 anos. O morador contribui com valor correspondente a 20% da renda familiar, em até 30 anos. Essa contrapartida é destinada ao Fundo Municipal de Habitação, sendo revertida para novos projetos habitacionais da cidade.

A secretária de Habitação, Frida Waidergorn, também reforçou os diferenciais técnicos do programa. “A Compra Assistida dá autonomia para que cada família escolha onde quer morar, dentro de critérios claros e com avaliação da Caixa Econômica Federal. É uma solução inovadora que une segurança jurídica, acelera o processo de reassentamento e fortalece o planejamento da urbanização do bairro, assegurando independência para as famílias beneficiadas.”

Uma das contempladas nesta etapa, Cristiane Silva, celebrou a conquista com muita emoção. “Esperei 16 anos por essa oportunidade e hoje é um sonho realizado. Encontrei um apartamento que é a minha cara, será o lar onde vou começar uma nova fase da minha vida, inclusive agora que estou grávida. Este programa representa dignidade e respeito com a população. Quero agradecer a toda a equipe da habitação, que tornou isso possível. Vocês não estão apenas entregando imóveis, estão entregando sonhos”, concluiu.

Artigos relacionados

Vistoria final na Ponte Estaiada de São Bernardo coloca contagem regressiva para inauguração

Estrutura será entregue pela gestão Marcelo Lima no próximo sábado, dia 20...

Novo centro de infusão qualifica atendimento no Hospital de Câncer de São Bernardo

Espaço, implementado com recursos próprios, ao lado do pronto-atendimento da unidade, tem...

Procon de São Bernardo faz força-tarefa até dia 23 para atender consumidores prejudicados por falta de energia

O Procon de São Bernardo iniciou nesta segunda-feira, 15 de dezembro, força-tarefa...

Em São Bernardo, Romu identifica cinco motos com placas adulteradas escondidas em área de mata no Batistini

Ação, que ocorreu durante patrulhamento preventivo da especializada da GCM, resultou na...